OPINIÃO
10/11/2014 16:39 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:44 -02

Mallorca: paraíso do Mediterrâneo

Neste período de férias, segue uma dica de um dos lugares mais interessantes que já conheci na Europa.

Neste período de férias, segue uma dica de um dos lugares mais interessantes que já conheci na Europa.

Mallorca, ilha na Espanha, é um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo, principalmente os europeus. Alemães e ingleses todos os anos disputam as dezenas de hotéis, apartamentos de férias e resorts espalhados pelos seus 3.640,16 km² de extensão em busca de paz, sossego e principalmente muito sol. Mallorca faz parte do arquipélago denominado de ilhas baleares, onde se localizam as ilhas de Menorca, Cabrera, Fomentera e a belíssima Ibiza. As belezas naturais impressionam. Cercada pelo mar Mediterrâneo, na ilha de Mallorca faz sol o ano todo, mesmo no inverno a temperatura chega aos 20 graus. Mas é no verão, período de férias e quando os termômetros registram 30 graus, é que a região se transforma num refúgio com muitas possibilidades de lazer. O turista logo percebe a calorosa recepção do povo espanhol que fala o idioma catalão, derivado do latim e também o espanhol.

Cerca de 370 mil de pessoas vivem na ilha, que tem como principal fonte econômica o turismo e a agricultura. Centenas de jovens do mundo todo procuram emprego em Mallorca no período de alta estação. Eles geralmente são contratados em hotéis, restaurantes e casas de show. Esta é a forma que eles encontraram para passar as ferias na região sem gastar um tostão. Além de levantar um bom dinheiro entre salários e gorjetas, principalmente se falar o idioma inglês, espanhol e o alemão, o jovem pode trabalhar como recepcionista de um dos hotéis e também desfrutar das belezas da região.

Personalidades do mundo inteiro possuem propriedades na ilha. É o caso do ator hollywoodiano Mel Gibson que possui uma mansão numa das encostas, com uma paisagem bastante privilegiada. Em 1956, a ilha de Mallorca foi escolhida pela famosa atriz americana Grace Kelly para passar a sua lua de mel quando se casou com o então príncipe de Mônaco Rainier III. As belezas naturais da região encantaram a atriz preferida do cineasta britânico Alfred Hitchcock, que depois de sua passagem por Mallorca se transformou em Sua Alteza Sereníssima, Princesa de Mônaco.

A movimentada capital da ilha chama-se Palma de Mallorca, lugar ideal para turistas que apreciam noites agitadas com restaurantes, bares, discotecas além de diversas lojas de grifes famosas, livrarias e souvenires. As conhecidas pérolas são facilmente encontradas no movimentado comércio da cidade, com preços atraentes.

A cidade surpreende por sua riqueza arquitetônica e cultural, com igrejas no estilo gótico, palácios barrocos e museus que contam toda a história da região. Para conhecer melhor o pedaço de terra cercado pelo Mediterrâneo, a prefeitura dispõe de um serviço de ônibus de linha que atravessa toda a extensão da ilha. O turista pode, também, alugar um carro ou até mesmo uma bicicleta. Outra atração de Mallorca é o turismo rural, que pode ser realizado a cavalo ou em longas caminhadas por locais vislumbrantes.

A culinária é outro fator de destaque da ilha. Um prato típico da região é o "asado de lechón" (leitão assado), que é servido nas "bodegas" (tradicional recipiente de barro). Apesar do calor, as sopas feitas com pães, cebolas e legumes também são bastante degustadas, além dos pratos à base de peixes, carnes e frutas.

Por este leque de possibilidades, a ilha de Mallorca é uma festa o ano inteiro e não é a toa que lhe conferiram o codinome "Paraíso do Mediterrâneo".

Como chegar em Mallorca

Madri disponibiliza voos diários para a ilha, os mais baratos saem de Barcelona e Valência e custam em torno de 150 euros.

O turista pode sair de Barcelona por Ferry Boats. A navegação dura cerca de12 horas e custam em torno de 50 Euros.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS VIAGENS NO BRASIL POST: