OPINIÃO
10/08/2018 17:10 -03 | Atualizado 10/08/2018 17:27 -03

Vinhos e receitas: Aprenda a fazer 'Brie en croute', torta folhada de queijo brie

Quer um antídoto melhor para o frio (e para o mau humor) do que queijo e vinho?

As receitas mais simples podem tornar o seu dia mais feliz!
Pixabay
As receitas mais simples podem tornar o seu dia mais feliz!

Quer um antídoto melhor para o frio (e para o mau humor) do que queijo e vinho?

Não tem combinação mais deliciosa e que seja mais fácil de agradar!

E mesmo para quem não gosta de perder tempo na cozinha, as receitas mais simples, em que basta você cortar, montar e comer, tipo um canapé ou uma tábua de queijos, já são suficiente para tornar o dia mais feliz!

Preparar a sua refeição, porém, pode ser um belo ritual para afastar o estresse do dia a dia. E serve, também, para resgatar a conexão com os alimentos (esse recado vai direto para os fãs de delivery)!

Nós, particularmente, adoramos cozinhar coisas simples e gostosas e servi-las com vinho! Se você está em busca de algo fácil, delicioso e acolhedor, eis a receita do dia!

Brie en croute (torta folhada de queijo brie)

Ingredientes:

1 queijo brie redondo (250g)

1 folha laminada de massa folhada comprada pronta (25 x 40 cm)

3-5 colheres de sopa de geleia de damasco

1 gema de ovo para pincelar

2 colheres de sopa de farinha de trigo

Como fazer

Pré-aqueça o forno em temperatura média (210ºC). Deixe a massa folhada em temperatura ambiente por cerca 15 minutos antes de manipulá-la. Em uma superfície limpa, polvilhe cerca de 2 colheres de farinha de trigo (ela ajuda a massa não grudar embaixo), abra a folha de massa folhada e coloque no centro dela de 3-5 colheres de sopa de geleia de damasco. Espalhe formando um círculo correspondente ao tamanho do seu queijo.

Coloque o brie em cima da geleia e una cada uma das pontas opostas da massa folhada a fim de que todo o queijo fique embrulhado. A dica é unir as pontas sem colocar uma por cima da outra, senão você forma uma camada mais grossa e a chance dessa parte ficar crua será grande! Por isso, una as pontas e corte os excessos.

Com cuidado, vire o embrulho para que o arremate das pontas fique para baixo. Se for da sua preferência, reserve um pedaço da massa e decore a parte de cima com tiras ou flores. Transfira a torta para uma assadeira (não precisa untar, pois a massa é bastante amanteigada). Em uma tigela, bata ligeiramente uma gema de ovo e pincele em cima e nas laterais da torta. Coloque a assadeira no forno médio (210°C) por cerca de 35 minutos. O tempo pode variar de acordo com o aparelho, portanto, considere que o ponto certo é quando a superfície da torta estiver dourada.

Um truque que ajuda bastante é bater de leve na torta com as costas de uma colher para ouvir e ver se ela está crocante. Você pode servir o brie en croute com torradas ou ao lado de uma salada leve - foi a nossa opção.

Você pode cortar essa torta em fatias ou retirar só a parte de cima e comer como se fosse um fondue! Essa receita é simples, em menos de 1 hora você já pode se deliciar! E serve muito bem 2 pessoas!

O leque de sugestões de vinhos é grande: aposte em espumantes ou frisantes frescos e frutados – inclusive já compartilhamos algumas opções - vinhos brancos ou rosés de sabor mais intenso e com boa acidez! A nossa escolha foi o Edmun do Val Grande Reserva 2008, uma opção especial que compramos lá em Portugal, direto com o produtor!

Faça essa receita e sirva-se de uma bela taça de vinho! E compartilhe conosco essa experiência, pois vamos adorar saber sobre ela!

Um brinde!

*Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o HuffPost oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.