OPINIÃO
29/12/2017 14:44 -02 | Atualizado 29/12/2017 14:44 -02

Já escolheu o seu espumante de final de ano?

Espumantes, proseccos, champanhes, cavas e tantos outros vinhos borbulhantes podem ser opção.

RomoloTavani via Getty Images
Você já comprou o seu espumante para brindar a virada?

Os espumantes são frequentemente servidos em comemorações, festas e eventos. Mas a verdade é que eles deveriam estar na mesa dos brasileiros o ano todo, pois, de todos os tipos de vinhos que existem por aí, eles são, de longe, os mais versáteis!

Isso quer dizer que você pode abrir um espumante e bebericar sozinho, em casal, com a família ou entre amigos. Você pode servi-lo só ou ao lado de petiscos, de refeições e até de sobremesas, seja no dia a dia, seja em ocasiões especiais!

E antes de você torcer o nariz e dizer que não gosta de espumantes, saiba que há versões secas e doces, delicadas e marcantes e nas mais diversas faixas de preço!

Ou seja: tem para todo o tipo de paladar e para todos os bolsos!

Mas antes de papear mais sobre as vantagens de sempre ter um espumante à mão, vamos falar deste final de ano?

Vai brindar com o quê?

É indiscutível que, pelo menos neste finzinho de ano, você tenha muita saúde, borbulhas e tim tim! Por isso, listamos cinco espumantes para celebrar!

Vivere Espumante Moscatel - Casa Venturini

Se você curte bebidas mais doces, é possível que você beba a garrafa toda sem esforço. Esse espumante é delicado, bem adocicado e com uma acidez sutil. A sensação é a de que você está comendo a polpa da uva! Considerando isso, a sugestão seria harmonizá-lo com doces e sobremesas, mas é possível servi-lo ao lado de pratos salgados, petiscos ou, se preferir, bebericá-lo sozinho e bem fresquinho nessa virada de ano!

Fantinel One & Only Rosé Brut 2014 - Fantinel

Falando em bebidas mais delicadas, eis um espumante seco, leve e bem fácil de beber e de agradar. Nós achamos o seu sabor "azedinho", bem suave e gostoso, ótimo para ocasiões informais, eventos e, claro, festividades. Mas não é por ser mais leve que ele não serve para harmonizar: esse espumante vai bem com a saladinha e até com carnes suculentas e temperadas. É uma opção gostosa e versátil para brindar!

Milantino Espumante Extra Brut - Milantino

Um exemplar gaúcho, diretamente do Vale dos Vinhedos. Sem traços de doçura, ele é mais encorpado e tem uma boa acidez. Um espumante refrescante, saboroso e muitíssimo agradável, principalmente se você for fã de bebidas que não sejam adocicadas. Além disso, ele é muito interessante para acompanhar a sua ceia, pois, também, combina com uma diversidade grande de pratos e de sabores. É, sem dúvida, uma opção nacional belíssima e que vale a atenção!

Valdobbiadene Prosecco Superiore D.O.C.G. – Terra Serena

Mais um exemplar delicioso para servir nestas festas de final de ano. Este prosecco é um ótimo investimento para quem busca vinhos secos, gostosos e de personalidade! Apesar de o sabor ser mais pronunciado, ele é leve e fresco, o que o torna uma bela companhia para celebrações, inclusive se for servido na hora da ceia: ele vai limpar o seu paladar para uma nova garfada e vai deixar um gostinho de quero mais.

Valmarino Espumante Extra Brut Tinto 2014 – Vinícola Valmarino

Quer fugir do convencional? Então sirva uma versão tinta. Este espumante é seco, cremoso, com uma ótima acidez, traz um leve azedinho e um frescor muito gostoso. Se você curte bebidas mais marcantes, para dias de festa ou não, considere essa opção. Os aromas e o sabor desse espumante são para você que está atrás de uma opção diferente e deliciosa!

Esta lista traz apenas cinco dos muitos espumantes, proseccos, champanhes, cavas e tantos outros vinhos borbulhantes que são capazes de animar as suas festas de final de ano.

Você já comprou o seu? Qual é o escolhido para a virada do ano? Conte para nós!

*Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o HuffPost oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

É hora de enfeitar a barba para o Natal