OPINIÃO
21/05/2018 14:55 -03 | Atualizado 21/05/2018 14:55 -03

7 restaurantes em SP com taxa de rolha grátis!

A taxa de rolha é um valor extra para quem pretende levar próprio vinho para consumir no local. Felizmente, há excelentes restaurantes que não cobram essa taxa.

Levar seus vinhos para o restaurante é divertido e econômico!
Pexels
Levar seus vinhos para o restaurante é divertido e econômico!

Se tem uma coisa que você encontra fácil em São Paulo é uma oferta imensa de bares e de restaurantes para todas as horas e gostos!

Já fizemos muitos passeios gastronômicos deliciosos, embora alguns tenham rendido um final mais amargo quando regados a um bom vinho.

É muito difícil comprar uma garrafa num restaurante por menos de R$100. Se você estiver em grupo, até vai. Mas sozinho ou em par, haja bolso!

Para os enófilos de plantão, levar um vinho para um restaurante pode ser uma ótima solução, principalmente se você é desses que tem sempre um exemplar à mão, à espera de uma oportunidade para abri-lo!

Essa não é uma prática muito frequente entre os consumidores. E muitos restaurantes ainda nem estão preparados para atender esse tipo de demanda. Mas, aos poucos, a ideia está atraindo os clientes a ponto de alguns estabelecimentos começarem a estabelecer regras para lidar com essa tímida, mas crescente onda de consumo.

Considerando que cada local tem direito de estabelecer as suas normas (e até de alterá-las, se for o caso), o melhor a se fazer para evitar situações embaraçosas é saber, com antecedência, se o local escolhido tem alguma regra ou cobra a temida taxa de rolha!

A taxa de rolha é um valor extra para quem pretende levar próprio vinho para consumir no local. Ela pode variar do "grátis" ao "não vale a pena".

Felizmente, há excelentes restaurantes em São Paulo que não cobram essa taxa e estabelecem regras simples para você levar o seu vinho!

Arturito

O restaurante em questão está preparado para atender os clientes que querem levar o seu vinho para o local: eles não cobram taxa de rolha e oferecem todo o serviço necessário! Nós levamos um espumante brasileiro que combinou muito bem com os belos e muito bem feitos pratos do local! Uma excelente e recomendável experiência.

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 542 – Pinheiros/SP

Micaela

Além da taxa grátis, o restaurante oferece um serviço adequado para que você aproveite o seu vinho sem problemas! Quando o visitamos, levamos um vinho branco, harmonizamos com uma entrada e dois pratos principais e tudo correu sem susto! Bom serviço e boas recordações!

Endereço: Rua José Maria Lisboa, 228 – Jardins/SP

Napoli Centrale

A pizzaria fica dentro do Mercado Municipal de Pinheiros e o atendimento costuma ser mais tranquilo do que em um restaurante padrão. Apesar da dinâmica não ser a mesma, nós já levamos um vinho e foi tudo muito tranquilo! Comemos e bebemos bem e saímos muito satisfeitos!

Endereço: Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros/SP

Almanara

Adoramos combinar uma saborosa comida libanesa com vinho! Já até testamos alguns pratos do local que renderam uma harmonização interessante! Uma das unidades do restaurante nos informou que a taxa de rolha é grátis e que são oferecidos balde de gelo e taças, afim de que o cliente possa degustar seu vinho tranquilamente. Isso, certamente, cria uma experiência muito agradável e bem mais em conta!

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 - Vila Nova Conceição/SP

Museo Veronica

Está afim de uma boa comida espanhola? Aqui não há cobrança da taxa, mas o cliente pode levar, no máximo 2 garrafas. São oferecidas taças e, se for o caso, uma espécie de capa térmica que resfria o vinho. É um ambiente agradável para curtir seu vinho e relaxar!

Endereço: Rua Tuim, 370 - Vila Uberabinha/SP

Tasca do Zé e da Maria

Pensando em um restaurante de comida portuguesa, principalmente para levar a família? A tasca em questão não cobra taxa de rolha e oferece um bom serviço para que o cliente aproveite o seu vinho, curta o momento e saia de barriga cheia!

Endereço: Rua dos Pinheiros, 434 – Pinheiros/SP

Zdeli

Hambúrguer com vinho é, sem dúvida, uma combinação incrível! E nós adoramos esse local! Mas aqui é preciso ficar de olho para não passar aperto: eles não cobram taxa de rolha, mas também não oferecem balde de gelo e as taças só serão fornecidas desde que estejam disponíveis!

Endereço: Rua Francisco Leitão 16– Pinheiros/SP

Há regras de etiqueta para essas situações?

A ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) expõe algumas recomendações que, particularmente, achamos interessantes mesmo para quem não seja um sommelier ou entendido na área.

Por exemplo: levar vinhos que combinem com a gastronomia do restaurante e aproveitar para experimentar vários pratos com o vinho!

Tais recomendações não são imperativas e, desde que você observe as regras do restaurante, o resto é economia e diversão!

Você já levou algum vinho para um bar ou restaurante? Conte para nós!

*Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o HuffPost oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.