OPINIÃO
07/11/2014 16:15 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

5 ações de marketing gratuitas para você realizar em uma semana

Quando falamos de ações de marketing, o que logo surge à mente são estratégias promocionais complexas. No entanto, empreendedores precisam de resultado imediato e, de preferência, sem custos.

Kheng guan Toh via Getty Images

Quando falamos de ações de marketing, o que logo surge à mente de empreendedores e micro-empresários são estratégias promocionais complexas de eventos multicanal, quadros de avisos repletos de ideias penduradas e novos brindes para disseminar ainda mais a marca com o público.

No entanto, tais ações demandam muito tempo para serem desenvolvidas. Empreendedores precisam de resultado imediato e, de preferência, sem custos, fáceis de serem implementadas e que possam ser iniciadas em uma semana, sem a necessidade de longas reuniões, discussões ou aprovações.

Dessa forma, separei cinco ações de marketing para eventos gratuitos que podem ser realizarados em uma semana:

1. Crie e promova a hashtag de seu evento

Verifique se o evento já tem uma hashtag - uma palavra-chave para marcar e agregar conteúdo em redes sociais como Twitter, Facebook, Mobli e Instagram. Como exemplo, é possível unir na mesma palavra-chave o nome da empresa com um evento importante que esteja acontecendo ou a pauta do tópico que deseja divulgar, como por exemplo, #PrimaveraEventioz.

Na sequência, o ideal é utilizá-la em toda a sua comunicação, como tuítes, fotos de redes sociais, e-mails e comunicados. Também recomendo a inclusão em materiais impressos, como convites, flyers, cartazes, brindes etc. Por último, é importante que palestrantes e patrocinadores também a utilizem. Em uma semana, a #hashtag pode ser muito importante para gerar ainda mais engajamento!

2. Encontre e entre em contato com três influenciadores

Sites como Topsy, Buzzsumo ou Tame.it são ótimos para encontrar influenciadores relevantes para a marca, então é recomendável entrar em contato com eles. Há canais muito fáceis de segui-los, comentar seus posts e e até enviar mensagens para eles, como no LinkedIn e Twitter. Ao conversar com um influenciador, é recomendável oferecer espaço gratuito em troca de promoção, envolvê-los no processo e lhes perguntar o que pensam sobre a sua marca. Talvez eles ainda não a conheça, mas podem estar dispostos a participar.

3. Participe das conversas

Comentar em blogs visitados por seus potenciais clientes é muito bom para aumentar a interação da sua marca na mídia social. Sites como o Quora são interessantes para responder mensagens, mas o melhor caminho é se tornar colaborador dos melhores grupos do LinkedIn, de modo que os membros comecem a reconhecer a marca e também quem são os responsáveis por ela na internet.

Fazer parte do processo logo ajudará a incrementar o perfil e também dará à marca a oportunidade de exercer "liderança de ideias".

4. Escreva um post e compartilhe

Conversar com os potenciais clientes pode gerar conteúdo relevante e inspiração para escrever um post no blog da empresa. Não é preciso escrever muito, bastam 500 a 1.000 palavras. Após o post no blog oficial da marca, o mesmo artigo pode ser enviado para seus blogs favoritos e até publicados por lá, caso os editores tenham interesse.

Para ter mais chance de sucesso, a dica é se concentrar apenas nos sites em que a empresa já possui relacionamento e se assegurar de que o assunto está alinhado à linha editorial do canal. Mesmo que ninguém queira publicar seu artigo, na pior das hipóteses, isso gera conteúdo inédito para seu próprio blog!

5. Ligue para três clientes, patrocinadores ou outros parceiros.

Não tenha medo de falar ao telefone. A dica é manter contato constante com clientes, patrocinadores, investidores e parceiros. Se o tempo está curto, é possível concentrar esses contatos ao menos três vezes por semana para saber como estão as coisas. Às vezes, eles precisam de alguma ajuda para usar o seu produto ou serviço e você ganha pontos ao mostrar o interesse da empresa. Lembre-se do poder da reciprocidade e boa-vontade na hora de procurar auxílio para promover a sua marca.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

TAMBÉM NO BRASIL POST: