OPINIÃO
12/03/2014 10:45 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:12 -02

Limão ou caviar?

Uma das mais novas queridinhas dos chefs e amantes da gastronomia, essa frutinha é originária da Austrália e do sudeste asiático. Dentro dele, pequenas pérolas cheias de suco que explodem na boca (!)

Divulgação

Se você está olhando para a foto aí em cima e se perguntando que raios é isso, eu te apresento... o limão-caviar!

Uma das mais novas queridinhas dos chefs e amantes da gastronomia, essa frutinha é originária da Austrália e do sudeste asiático. Com um formato mais alongado que um limão tradicional, pode ter casca marrom, verde ou avermelhada. Dentro dele, pequenas pérolas cheias de suco que explodem na boca (!)

Na França, é chamado de citron caviar (limão caviar) ou citron perle (limão pérola) e é muito usado em receitas à base de peixes e frutos do mar. O seu aspecto delicado é perfeito para finalização de pratos e o sabor cítrico confere um toque de limão e toranja (ou grapefruit).

Bom, vocês já podem imaginar que quando eu descobri essa fruta fiquei doidinha para comprar e testar nas minhas receitas. Acontece que esta iguaria não é vendida por aí, em cada esquina. Um dos poucos lugares que fornecem ao grande público é o site www.lepiceriederungis.com. E como se não bastasse, o preço não é nada convidativo: 358 euros o quilo!!

Pois então, resolvi buscar um outro jeito de ter as minhas próprias pérolas cítricas! Comprei um pé de citron caviar! Porém, como eu não tenho um jardim e nem uma sacadinha que seja, dei a pequena árvore de presente para os meus sogros no Natal (hehehe, eu assumo que foi um presente cheio de segundas intenções!).

A arvorezinha ainda está pequena, e ela só deve dar frutos o ano que vem. Até lá a gente espera, e daí eu volto pra contar pra vocês o final desta história...

(Texto publicado originalmente no blog Le plat du jour)