OPINIÃO
03/09/2014 16:11 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Presidenciáveis e militantes nas mídias sociais

Militantes de Aécio Neves, Dilma Rousseff e Marina Silva correm contra o tempo para encontrar o grande macete estratégico que pode impactar a campanha de todos.

A corrida eleitoral já deu largada. Diariamente vemos notícias, memes e trending topics envolvendo políticos.

Militantes de Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSC) correm contra o tempo para encontrar o grande macete estratégico que pode impactar a campanha de todos. Vou colocar aqui as três que mais apareceram nos últimos dias e minha opinião sobre as estratégias adotadas (sejam elas oficiais ou não):

1. Marina Silva e o visual do coque

Divulgação do estilo de Marina Silva com a hashtag #CoqueTaNaModa. Imagem: Reprodução/Facebook.

A equipe de Marina colocou em seu Facebook, no dia 28 de agosto, a divulgação do estilo sóbrio de Marina, composto de coque bem preso. Para viralizar, usaram a hashtag #CoqueTaNaModa. No Facebook, a ideia teve mais de 30 mil curtidas, 5.600 compartilhamentos e 2.200 comentários.

Análise: a técnica do coque pode não angariar votos diretos, mas, do ponto de vista do marketing, mostra uma candidata antenada às mídias sociais e que dita tendências.

Avaliação: estratégia média, porque, na prática, alguém irá votar na Marina por conta do coque?

2. Aécio Neves e o vídeo de Lula e Marina Silva

O vídeo, colocado por um militante do PSDB e que foi denunciado por constar fraude, bombou nas mídias sociais. Embora ilegal, mostrou uma tática afiada, que envolve edição e curadoria de conteúdo.

Análise: vídeos são amplamente assistidos e possuem capilaridade maior para viralizar.

Avaliação: estratégia boa. Embora o conteúdo seja contestável, é inquestionável que o vídeo foi bem pensado e estrategicamente divulgado.

3. Dilma Roussef e a rede organizada

Dilma mostra que possui uma militância extremamente organizada na internet. No Twitter, um dos perfis que a apoia, o Blog Dilma Br, foi o que mais cresceu nas últimas semanas dentre os presidenciáveis (SocialBakers/Ago2014). Detalhe: na própria descrição do blog diz que o perfil é "nada oficial, apenas divulgando o bom trabalho da presidente do Brasil."

Crescimento do blog que divulga o governo Dilma. Imagem: Reprodução/SocialBakers

Perfil Blog Dilma BR entre os que mais crescem no Twitter. Imagem: Reprodução/SocialBakers

Análise: a estratégia de pulverizar as ações é uma das mais eficazes nas mídias sociais. O PT sabe bem disso e já havia treinado seus militantes no camping digital com mais de 2 mil pessoas que haviam se reunido em São José dos Campos (SP), em abril deste ano. A estratégia parece estar surtindo efeitos.

Avaliação: estratégia boa, ainda mais no que concerne ao crescimento no acesso em pouco tempo. Porém, falta articular casos mais específicos, como aconteceu com Aécio e Marina.

E aí, gostaram do post? Aguardo sugestões de análises da atuação dos candidatos - e não só os presidenciáveis.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS ELEIÇÕES NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Quem são os candidatos à Presidência Veja Fotos