OPINIÃO
24/02/2014 08:00 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Os 5 melhores políticos no Facebook

Quais políticos brasileiros têm a melhor atuação nas mídias sociais? E quem atualiza as redes sociais dos políticos? Veja aqui a lista dos 5 melhores com base em popularidade, engajamento, interação, linguagem, conteúdo, presença e periodicidade de postagem

Quais políticos brasileiros têm a melhor atuação nas mídias sociais? E quem atualiza as redes sociais dos políticos? Muitas dúvidas, certo?

Baseado em pesquisas para projetos feitos na área, vou compartilhar neste espaço os cinco políticos que, na minha opinião e de outros profissionais consultados, fazem bom uso das mídias sociais.

Metodologia: consulta a profissionais da área e análise do ranking das 200 páginas mais populares de políticos brasileiros no Facebook (via SocialBakers).

Atenção: as escolhas foram baseadas em critérios como popularidade, engajamento, interação, linguagem, conteúdo, presença, periodicidade de postagem e, principalmente, a maneira que o político utiliza as mídias sociais. Outro ponto também foi o foco no Facebook, por conta da a popularidade da rede social no Brasil.

Vamos lá?

*

1) Jean Wyllys

Ele venceu o BBB, virou político e também tem presença forte nas mídias sociais. Sua equipe responde diversos comentários e Jean consegue trazer posicionamento para algumas causas específicas, sobretudo as que envolvem LGBTs e direitos humanos.

Jean ainda coloca "Processo de Atendimento ao Eleitor" logo na foto de capa. Boa sacada!

Jean Wyllys responde aos comentários.

O deputado consolidou identidade visual com conteúdo, periodicidade e engajamento. Merece o primeiro lugar.

2) José Serra

Ele já era assíduo no Twitter, com mais de 1 milhão de seguidores e conseguiu fazer uma boa atuação também no Facebook. Serra posta de verdade nas redes sociais: há assuntos sérios, como artigos publicados e opiniões políticas, além de textos leves, do cotidiano.

Serra comenta sobre experiências do cotidiano.

Fala também de suas preferências musicais, esclarece questões de saúde, entre outros. Ele é seu próprio assessor de imprensa e faz o uso correto do RP 2.0, ou seja, as relações públicas que une a estratégia de comunicação institucional às novas mídias.

3) Manuela D'Ávila

Manuela foca sua página em causas específicas, como direitos da mulher. Representa a juventude, mas com uma pegada séria. Não há periodicidade nas postagens nem uma identidade visual definida, mas é possível notar uma coerência no discurso. Perde pontos porque não é alimentado por ela -- isso traria mais humanização à sua figura.

Vale esse? A página é bem feita, atualizada, com direito a fotos do cotidiano, notícias reais em tom de humor, sem contar posts criativos, como o da Dilma acessando o Dilma Bolada (foto). Dilma Bolada é humanizada -- e garante risadas sem ser humor negro ou de mau gosto.

Famoso post da presidente Dilma acessando a página da Dilma Bolada.

5) Eduardo Paes

Pelo moderno site do Prefeito do Rio de Janeiro é possível notar uma sintonia com as novas mídias. Ser um prefeito geek é uma estratégia incomum, o que também representa um nicho de atuação. Os posts são em primeira pessoa. Mas, a impressão que dá é que é a equipe dele que escreve. O que vocês acham?

Eduardo Paes divulga aplicativo de celular em sua página no Facebook.

*

Como conclusões parciais, noto que os políticos da "nova política" adotam discursos mais focados em certos nichos, enquanto que os políticos mais tradicionais apostam em discursos mais amplos.

O que vocês acham? Sugestões? Se tiverem outras páginas, me passem nos comentários que posso analisar em uma próxima postagem.

E os piores? Bom, essa vocês terão que me pedir...

(Fotos: Reprodução/Facebook)