OPINIÃO
21/08/2014 18:37 -03 | Atualizado 19/12/2017 08:38 -02

Pais e filhas: o que elas gostariam que eles soubessem

Ela tem provavelmente 4 anos. Tão pequena, tão vulnerável. Meus olhos se enchem de lágrimas observando-a e observando o pai a observando.

www.peterwerkman.nl." data-caption="This photo is available under the creative commons license (cc). You are allowed to copy and distribute this work provided that you give credit to me and mention my website www.peterwerkman.nl." data-credit="Peter Werkman/Flickr">

Estou passando a manhã esperando meu carro na oficina. Quatro homens de camisa de flanela (não peguei esse memorando sobre a flanela) e eu estamos aguardando, sentindo o cheiro dos pneus e inalando a fumaça, enquanto uma fadinha está em constante movimento perto do pai. Ela o escala, ri, vira as costas e rodopia.

Ela quica e roda na sua saia cor-de-rosa. A calça dela é justa, mas está folgada na altura do joelho, e o casaco rechonchudo realça ainda mais seus braços. Para completar o conjunto, ela usa uma tiara brilhante de cristais. A tiara está presa na cabeça dela com o que parecem ser 60 grampos.

Ela tem provavelmente quatro anos. Tão pequena, tão vulnerável. Ela não parece preocupada, cantando sobre bules e joaninhas. Meus olhos se enchem de lágrimas observando-a e observando o pai a observando. Ela não pode saber, aos quatro anos, o impacto que esse homem, seu caráter e suas palavras terão sobre ela nos anos que estão por vir. E talvez ele também não saiba.

Então, para todos os papais com filhinhas pequenas que ainda não sabem dizer o que elas precisam de você, eis o que nós gostaríamos que vocês soubessem:

1. Como você me ama é como eu vou me amar.

2. Pergunte como estou me sentindo e escute a minha resposta. Preciso saber que você me dê valor antes que eu possa entender meu próprio valor.

3. Eu aprendo como devo ser tratada pela maneira como você trata minha mãe, sejam vocês casados ou não.

4. Se você está bravo comigo, eu sinto, mesmo que não entenda, então converse comigo.

5. Todas as vezes em que você é gracioso comigo ou com outra pessoa, aprendo a confiar um pouco mais em Deus.

6. Preciso vivenciar sua força física educadora para que eu possa aprender a confiar no lado físico dos homens.

7. Por favor não fale de sexo como um adolescente, ou ache que é uma coisa suja.

8. Quando seu tom é gentil, entendo muito melhor o que você está dizendo.

9. O que você fala do corpo feminino quando está só "brincando" é o que eu acredito em relação ao meu próprio corpo.

10. Como você lida com o meu coração é a maneira como vou permitir que os outros lidem com ele.

11. Se você me incentiva a buscar a felicidade, vou sempre buscá-la.

12. Se você me ensinar o que é sentir-me segura quando estou com você, vou saber me proteger melhor dos homens que não são seguros.

13. Me ensine o amor pela arte, pela ciência e pela natureza e vou aprender que o intelecto é mais importante que o tamanho do vestido.

14. Deixe eu falar o que eu quero, mesmo que seja bobo ou errado, porque preciso saber que ter uma voz forte é aceitável para você.

15. Quando eu crescer, se você parecer ter medo das mudanças do meu corpo, vou achar que algo está errado.

16. Se você entender o contentamento por conta própria, eu também vou entendê-lo.

17. Quando eu peço para você me soltar, por favor continue disponível; sempre vou voltar e precisar de você se você agir assim.

18. Se você demonstrar ternura, eu aprendo a aceitar minha própria vulnerabilidade, em vez de temê-la.

19. Quando você me deixa consertar o carro e pintar a casa, acredito que posso fazer a mesma coisa que os meninos.

20. Quando você protege minha feminilidade, aprendo que tudo o que diz respeito a mim merece ser protegido.

21. Como você trata o nosso cachorro quando acha que eu não estou olhando me diz mais a seu respeito do que praticamente todo o resto.

22. Não deixe que o dinheiro seja tudo, ou não vou aprender a respeitá-lo e a você.

23. Me segure, me abrace e me beije de todas a maneiras que um pai o faz: certas, boas e puras. Preciso entender o que é um toque saudável.

24. Por favor, não minta, pois acredito em você.

25. Não evite as conversas difíceis, porque isso me faz pensar que não vale a pena brigar por mim.

É bem simples, na verdade. As garotinhas amam seus pais. Elas acham que seu pai pendurou a lua no céu. De vez em quando, quando você vir sua filha girando numa saia rodada, lembre que ela vai crescer um dia. O que você quer que ela saiba sobre os homens, a vida, ela mesma, o amor? O que você fizer e disser hoje vai valer por uma vida inteira. Papais, nunca subestimem o impacto de suas palavras ou atos em suas filhas, não importa que idade elas tenham.

Galeria de Fotos Crianças que pensam estar escondidas Veja Fotos