OPINIÃO
27/11/2014 13:17 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Quer perder peso? Pare de fazer dieta, pare de contar calorias e coma melhor!

Cada vez mais estudos confirmam que fazer dieta não funciona em 95% dos casos e, pior ainda, aumentam o risco de engordar!

Lauri Patterson via Getty Images

"Uma dieta mediterrânea é mais eficiente para combater a obesidade do que a contagem de calorias"

Dia 16 de novembro, saiu no jornal PMJ (Postgraduate Medical Journal) um grito de alerta de médicos da Grã Bretanha pedindo para pararmos de contar calorias e focarmos em comer melhor.

Há muito tempo que a dieta mediterrânea é associada a uma vida mais longa. Agora ela é indicada também para prevenção contra obesidade e, ainda mais, para perda de peso de maneira sustentável!

O relatório afirma: "O ácido linoleico-α, os polifenóis e ácidos graxos ômega-3 encontrados em abundância em nozes, frutas, vegetais, azeite de oliva e óleo de peixe podem exercer efeitos positivos e rápidos para melhora da saúde, atenuando trombose e inflamação". Eles estimam que o aumento do consumo de frutas e legumes em uma porção por dia e do consumo de nozes em duas porções por semana evitaria 5,2 milhões de mortes por doenças cardiovasculares em todo o mundo em apenas um ano.

Os especialistas criticaram a indústria da dieta por focar em restrição calórica para perda de peso, em vez de incentivar a comer melhor.

Não é tão simples como um cálculo de calorias. "Uma caloria não é só uma caloria. É ingênuo pensar que os controles hormonais e neurológicos do apetite respondem a diferentes nutrientes de maneira igual " diz o autor do estudo, o cardiologista Dr. Aseem Malhotra à BBC.

Pare de contar calorias!

Diga não à dieta!

Não coma menos, coma melhor!

Eu estudo há anos os controles hormonais do apetite e não posso concordar mais com o conteúdo deste relatório divulgado na BBC. Acrescento ainda que fazer dieta restritiva tem um efeito contra-produtivo.

Cada vez mais estudos confirmam que fazer dieta não funciona em 95% dos casos e, pior ainda, aumentam o risco de engordar!

Fazer dieta aumenta o apetite, aumenta obsessão por alimentos e aumenta o risco de desenvolver transtornos alimentares.

Em 2012, um estudo com gêmeos mostrou que o gêmeo que fez dieta era mais gordo e, quanto mais dietas tinha feito, mais gordo era ainda comparando com outro gêmeo que não fez! O pesquisador concluiu que fazer dieta engorda e é provavelmente um fator da epidemia atual de obesidade!

Vamos parar de fazer deita e comer melhor?

Bon appétit!

Fontes:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/11/141117_dieta_mediterranea_obesidade_lgb?ocid=socialflow_facebook

http://pmj.bmj.com/content/early/2014/11/14/postgradmedj-2014-133103.short?g=w_pmj_ahead_tab

Does dieting make you fat? A twin study. Pietiläinen KH, Saarni SE, Kaprio J, Rissanen A.Int J Obes (Lond). 2012 Mar;36(3):456-64.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

VEJA TAMBÉM NO BRASIL POST: