OPINIÃO
15/06/2014 09:37 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Comer bem é a chave para a sua liberdade

Aguente as consequências. À ação de nos alimentar, nosso corpo responde com sensações e nossa mente com pensamentos e emoções.

Getty

Você pode escolher comer bem ou você pode escolher comer mal. A escolha é sua e geralmente não é nada que faça você se preocupar muito, certo? Pois deveria. Comer é coisa séria. Não é só enganar a fome e seguir adiante. A alimentação é a principal atividade que determina como vivemos. Se escolhemos comer bem, vivemos bem. Se escolhemos comer mal... bom, não tem como fugir das consequências. Ao comer, alteramos, mantemos ou incrementamos nossas qualidades e quantidades energéticas. À ação de nos alimentar, nosso corpo responde com sensações e nossa mente com pensamentos e emoções - todas positivas ou negativas, conforme a nossa escolha. A chave para uma vida saudável e feliz é saber reconhecer essas reações e, a partir delas, tomar as decisões certas. E o mais importante: ao tomar as decisões certas, influenciamos até o nosso nível de liberdade.

Buscar o conhecimento e aprimorar nossa capacidade de observação é o primeiro passo para começar um processo de melhoria na sua vida e de conquista da sua liberdade. Quando você repara no que faz bem para você, no que faz mal e quando e como algo fez bem ou mal, você tem o conhecimento necessário para saber qual é a melhor escolha para cada momento da sua vida. Essa observação leva a um alto nível de autoconsciência. Associe seus hábitos alimentares ao seu tipo físico e à qualidade da digestão e você conseguirá gerenciar o seu nível de energia e consequentemente sua interação com o mundo externo. É o começo da sua liberdade!

Ter esse conhecimento e aplicá-lo na prática leva a vários resultados positivos. Sua saúde é só um deles. Conquistar a liberdade é outro exemplo muito importante. Você pode não ter reparado, mas a sua alimentação determina até a sua rapidez na tomada de decisões, sua autoconfiança em assumir riscos e na sua capacidade de adaptação. A alimentação é na realidade a nossa mais efetiva ferramenta para construir uma vida livre de limitações e ampliar nossa capacidade de atingir bons resultados. Quanto mais conscientes da natureza dos alimentos, de nós mesmos e de tudo o que nos cerca, mais eficientes são nossos esforços para atingir nossos objetivos e metas. É muito difícil encontrar quem tem consciência dessa associação, mas a nossa liberdade, nossa capacidade de enxergar todas as possibilidades que temos, está ligado ao que nós comemos. Quanto mais pobre é sua alimentação mais pobre é a sua capacidade de vislumbrar diferentes caminhos na sua vida e gerar realizações.

O que não falta por aí são pessoas dizendo como você deve se alimentar. Livros, DVDs e programas de TV estão cheios de "exemplos" de conquista de uma vida saudável, da felicidade e da liberdade. Tentar repetir esses passos é um grande erro. Quem deve determinar o seu caminho é você mesmo. Não adianta alguém dizer para você que só saladinha é a solução se o que você precisa mesmo é de carboidratos - ou vice-versa. Abrir mão de preconceitos e dogmas sobre o que é bom e ruim e substituir conceitos pré-estabelecidos pela sua própria experiência pessoal dará estrutura à sua liberdade e conduzirá você a objetivos concretos.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS ALIMENTAÇÃO NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos 7 comidas inventadas por acidente Veja Fotos