OPINIÃO
23/07/2014 10:16 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Paraty pré-Flip: 5 escapadas gastronômicas na festa das letras

Como eu vivo (quase) metade lá, metade cá (em São Paulo), muita gente me pede suegestões sobre a cidade. Estive em todas as Flips, desde a número 1, quando nem tenda dos autores havia.

Vem aí a Festa Literária de Paraty (de 30 de julho a 3 de agosto), com homenagem a Millôr Fernandes e promessa de bom humor no menu das mesas de debates. Como eu vivo (quase) metade lá, metade cá (em São Paulo), muita gente me pede suegestões sobre a cidade. Estive em todas as Flips, desde a número 1, quando nem tenda dos autores havia. As mesas aconteciam no auditório da Casa de Cultura, em clima de petit comitê. Era só chegar, ou colocar uma cadeira de praia diante do telão, na Praça da Matriz. Hoje, em sua 12ª edição, o evento é mega -e o frisson em torno dele, idem. Tem festinha pra todo lado e uma animada programação paralela nas casas ocupadas pelas editoras no Centro Histórico. Bem, as filas dos restaurantes só não são maiores do que a dos autógrafos dos escritores estrelados. Recomendar um endereço é sempre um risco (vai que justamente naquele dia o peixe não cai bem), mas, entre a sopa de letrinhas de tantos cardápios, separei cinco escapadas gastronômicas que valem a espera:

Quiosque São Franciso

Pé na areia, vista para o mar, mesas com toalhas floridas e redes aqui e ali, à sombra de uma imensa amendoeira. Está bom para você? A 5 quilômetros do Centro Histórico (sentido Rio), na Praia Grande, o quiosque "da Catarina" faz jus ao seu slogan: "Gastronomia caiçara com a visão do paraíso". É o lugar para saborear um belo ceviche (foto) ou aquela moqueca mágica, de peixe, de frutos do mar ou de siri catado. Ah, a farofa de urucum é sensacional.

Praia Grande (BR 101, a 5km de Paraty, sentido Rio). Tel. (24) 99848-2145

-

Quintal das Letras

A novidade luxuosa do momento é o restaurante da Pousada Literária, aberto há um mês. Comandado pela chef Claudia Mascarenhas, o casarão, com três portas generosas, oferece uma visão particular do Centro Histórico e uma versão contemporânea da gastronomia brasileira e de Paraty. Entre as entradas, "muito amor" pela barriguinha de porco à pururuca com caramelo de shoyo e laranja. Tudo bem, depois, optar pelos camarões picantes com cuscuz marroquino. A carta de vinhos tem bons rosés para harmonizar os sabores da terra e do mar.

Rua Tenente Francisco Antônio, 362, Centro Histórico, tel. (24) 3371-1460, www.pousadaliteraria.com.br

-

Vitorianis

A caldeirada, borbulhante resumo de frutos do mar, não é prato fácil de encontrar nos menus locais. Não, ao menos como deve ser: farta, preparada com ingredientes frescos e servida em caldeirão de ferro ou panela de barro, como neste simpático restaurante de esquina, pilotado pelo italiano Vittorio Capalbo. Os frutos do mar grelhados, na chapa, também atraem.

Rua Santa Rita, 195, esquina com a rua do Comércio, Centro Histórico, tel. (24) 3371-8508

-

Barraca Pau à Pique

A pequena praia do Corumbê, onde viveu a pintora Djanira (1914-1979), é um dos meus segredos em Paraty. Vale a pena dar uma fugidinha do Centro Histórico e ficar ali, a ver barquinhos. Na barraca da Arlete, o menu segue a ordem dos ingredientes do dia. Com sorte (ou por encomenda), você pode ser surpreendido pelas ostras rústicas, cultivadas ali mesmo, em um pequeno viveiro e colhidas, na hora, de canoa.

Praia do Corumbê (BR 101, a 7 km de Paraty, sentido Rio. Tel. (24) 99917-2811, paraisodapraia@hotmail.com

-

Lapinha

Na praia do Pontal, ao lado do Centro Histórico, este é o lugar para provar o típico camarão casadinho: dois camarões rosa gigantes, abraçadinhos, recheados com farofa.Diz a lenda que´é o melhor da cidade, e acho que faz sentido. Coma os dois juntinhos, para ficar tudo cor-de-rosa no amor. Para acompanhar, uma dose de boa cachaça local e, claro, vista para o mar. Isso é que é poesia concreta.

Lapinha: último quiosque da ponta esquerda da praia do Pontal.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS GASTRONOMIA NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Receitas simples para fazer em casa Veja Fotos