OPINIÃO
19/08/2014 20:17 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Quem é o empreendedor digital no Brasil?

Getty Images

A revista Exame PME publicou esse ano o perfil do empreendedor digital brasileiro.

Ele (homem 83%) mora na região sudeste (64%) tem entre 25 e 40 anos (67%), nível de escolaridade superior (41%), pertence à classe A/B (79%).

O tempo médio para planejar a entrada no mundo virtual foi de 6 meses, envolvendo 7 pessoas em cada projeto, na média.

Prestação de serviços (33%), criação de aplicativos (30%) e e-commerce (29%) são as áreas dos empreendedores digitais nacionais, que se queixam da burocracia e da falta de recursos financeiros, apesar de 73% jamais terem mostrado seu negócio para algum investidor.

Para 22%, esse empreendimento ainda é feito como pessoa física, sem ter se formalizado (a burocracia pode influenciar negativamente nesse caso), e apenas 43% dedicam-se exclusivamente a esse negócio.

Comparando com o maior estudo sobre a realidade empreendedora do mundo, GEM (Global Entrepreneurship Monitor), vemos que os empreendedores homens e mulheres estão na mesma proporção no Brasil nos últimos anos, mas a faixa etária e classificação social são semelhantes ao empreendedor digital em nosso pais.

Com o crescimento da internet e dos serviços virtuais a tendência é de aumentar os empreendedores digitais em nosso pais, fazendo com que os dados dessa pesquisa e da pesquisa GEM se assemelhem nos próximos anos.

Por ser um negócio virtual a flexibilidade deste empreendedor é maior, dando margem a termos 1% dos empreendedores digitais brasileiros morando fora do pais e fornecendo serviços ou vendendo produtos no Brasil.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS NEGÓCIOS NO BRASIL POST:

As 7 empresas brasileiras entre as 500 maiores do mundo