OPINIÃO
02/10/2014 10:18 -03 | Atualizado 26/01/2017 20:56 -02

A presença online na loja física

Jordan Siemens via Getty Images

Qual a participação da internet nas compras feitas pessoalmente, na loja física?

Na loja física existe o contato entre o cliente e o vendedor, que pode interagir e tentar influenciar a compra, sugerindo outros produtos e modelos para aproveitar a presença do comprador na loja naquele instante.

Além das pesquisas feitas via internet, onde o consumidor entra na loja já com uma idéia do que vai comprar, como os valores e qualidades do produto, tem outras influencias online nas compras físicas, que foi estudado e mostrado através de uma pesquisa feita pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Uma das questões diz respeito a falta do produto no estoque da loja física, que faz com que os vendedores consultem o estoque da loja virtual para fechar essa venda, o que ocorreu em 2/3 dos casos, enquanto 45% sugeriram ao cliente que fizesse sua compra de forma online.

Outra questão trata dos valores e pesquisa de preços dos produtos, onde o cliente quer negociar o valor a pagar pelo produto na loja física tendo como comparação o valor na internet. Nesse caso 47% dos vendedores ficaram indiferentes a essa consulta, 43% foram simpáticos e 10% se sentiram ameaçados e agiram de maneira agressiva inclusive. Mas essa atitude, de pesquisar preços na internet na frente do vendedor da loja física, faz com que apenas 15% dos vendedores seja simpáticos ao comercio virtual. Tanto que 68% dos vendedores nem quiseram saber de qualquer negociação de preços com base nos valores online.

A vantagem da loja virtual está na praticidade e facilidade de pesquisa e consultas em poucos cliques, podendo ser feita da palma da mão do consumidor, e uma desvantagem está na entrega, com o valor do frete e o tempo para receber o produto.

A loja física tem o contato pessoal do vendedor com o comprador, uma vantagem perante a virtual, já que aqui o vendedor pode mostrar sua atenção com o cliente e tentar convencer a trocar de produto, escolher outra cor, e principalmente mostrar o produto físico ao comprador, alem do consumidor já sair com suas compras nas mãos.

Vimos aqui a existência das lojas físicas e virtuais nos mesmos segmentos e seu poder de atracão e competitividade entre si. Agora essa pesquisa mostra que o comercio online está presente em todo momento, inclusive na hora do cliente efetuar a compra na loja física, um desafio para quem souber usar essa ferramenta a seu favor, pois vai atingir mais sucesso e conciliar as vantagens das lojas físicas e das lojas virtuais.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.