OPINIÃO
14/07/2014 09:39 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:36 -02

A Copa no Brasil foi melhor que o Brasil na Copa

O melhor da Copa no Brasil foi o brasileiro. O nosso jeito de ser conquistou o mundo.

BEHROUZ MEHRI via Getty Images
A Brazilian supporter watches the 2014 FIFA World Cup Group A football match between Brazil and Cameroon at a FIFA Fan Fest in Salvador, Brazil on June 23, 2014. AFP PHOTO / BEHROUZ MEHRI (Photo credit should read BEHROUZ MEHRI/AFP/Getty Images)

A Copa do Mundo de futebol terminou nesse domingo, 13 de julho de 2014, já deixando saudades.

Antes da Copa o maior medo era o que os estrangeiros iriam encontrar em nosso país e qual a imagem que iríamos passar para o mundo todo, sendo que a principal certeza era do bom papel que a seleção brasileira iria fazer em campo, podendo levantar pela sexta vez a Copa do Mundo. O que aconteceu foi exatamente o contrário: o país passou uma ótima impressão para o mundo e o futebol brasileiro decepcionou na reta final da competição.

A chegada dos torcedores aos estádios, as estradas, aeroportos e acessos às cidades sedes transcorreram na maior normalidade possível, até mesmo depois da chegada de diversos voos extras e da invasão argentina pelas estradas do nosso país nos últimos dias.

A maneira brasileira de receber os visitantes foi especial. A maioria dos estrangeiros que passaram pelo Brasil, não apenas nas 12 cidades-sede, adoraram a beleza natural do nosso país, o nosso jeito de ser, com o sorriso sempre no rosto, a vontade de ajudar mesmo quando não falavam a mesma língua, fazendo que muitos dos que nos visitaram queiram voltar ao Brasil num futuro próximo.

O comportamento do torcedor brasileiro nos estádios cantando o Hino Nacional mostrou ao mundo que todos podem cantar os seus hinos, tanto que em quase todos os jogos as torcidas cantavam os hinos nacionais junto com os seus jogadores.

Nas cidades-sede que visitei para assistir jogos dessa Copa conversei com pessoas de vários continentes, inclusive de países que não estavam representados nessa Copa, que sempre elogiavam o que estavam encontrando, que os brasileiros fazem com que os estrangeiros se sintam em casa, mostrando o sucesso que a Copa no Brasil fez no mundo.

Por outro lado, a seleção brasileira que vinha credenciada por uma boa apresentação na Copa das Confederações, exatamente um ano atrás, decepcionou na fase semifinal, mostrando que o futebol no país deve passar por mudanças se quisermos continuar na elite do futebol mundial.

Apesar disso, essa Copa deixa novos recordes no futebol. Vimos o maior artilheiro da história das Copas atingir sua marca em nossos gramados, o alemão Klose, além de termos a primeira vez que uma seleção europeia ganha um título no continente americano.

O melhor da Copa no Brasil foi o brasileiro, o nosso jeito de ser conquistou o mundo. Uma das músicas mais cantadas nesses dias foi a que afirma que somos brasileiros com muito orgulho e muito amor. Esse orgulho e amor pelo Brasil os estrangeiros que nos visitaram levam um pouco nas suas bagagens na volta aos seus países.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS COPA NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Argentina x Alemanha: melhores lances da final da Copa 2014 Veja Fotos