OPINIÃO
22/01/2015 15:24 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

Famosos na web, gatos ganham festivais de vídeo no mundo offline

2015-01-22-GrumpyCat.jpg

Em 2012, lembro bem, quase não consegui trabalhar depois de descobrir o Internet Cat Video Festival, um evento realizado nos Estados Unidos para descobrir o próximo Grumpy Cat, que na época era só um meme. O evento, sediado em Minneapolis, no estado de Minnesota, reuniu os melhores vídeos de gatos publicados no YouTube. Foi desse festival que saiu o Henri, le Chat Noir, o felino mais blasé da internet. A, é claro, ele "fala" francês. Não conhece? Então dê uma olhada no MELHOR vídeo do seu canal (legendas em inglês):

Diante do buzz que gerou o Internet Cat Video Festival, uma fabricante de produtos ecologicamente corretos para gatos decidiu organizar em Los Angeles, a capital do cinema, o L.A. Feline Film Festival. O evento aconteceu em setembro do ano passado e a proposta era bem similar: exibir os melhores vídeos de gatos de toda a internet. A ideia, novamente, ganhou destaque na imprensa americana local e nacional. Dessa vez, porém, os donos do projeto foram além e levaram para o espaço trailers de comida, web celebridades -- Lil Bub, por exemplo -- e gatinhos abandonados em busca de um lar. Sucesso absoluto! O vídeo a seguir resume bem a balada felina:

Era preciso, contudo, criar um festival internacional de vídeos de gatos, uma vez que o sucesso dos felinos na rede ultrapassa qualquer barreira geográfica. Ou vai dizer que você nunca ouviu falar do Maru, aquele gatinho japonês que adoooora caixas? Foi para resolver esse problema, que a turma envolvida nos dois festivais americanos se reuniu com a Prefeitura de Perth, na Austrália, para promover o International Cat Film Festival, realizado no último dia 17. Ao todo, 85 vídeos produzidos para a internet foram exibidos tanto para quem foi ao festival, como para quem ficou em casa, através de uma trasmissão online ao vivo capaz de deixar de queixo caído muitos organizadores de festivais de música por aí.

Ninguém sabe ao certo porque gatos são tão famosos na web. O britânico "The Guardian", bem como a respeitada revista americana "The New Republic", tentaram explicar a fama do pet no ambiente online, mas ambos sem sucesso. Alguns personagens felinos que sugiram na rede como memes ganharam o mundo offline e hoje protagonizam filmes de Hollywood. É o caso da Grumpy Cat, estrela do filme "Grumpy Cat's Worst Christmas Ever", lançado em dezembro.

O Brasil também tem um case felino de sucesso. O Cansei de ser Gato, cuja página no Facebook tem mais de 300.000 fãs, transformou o simpático Chico em uma celebridade nacional. O projeto deu tão certo que as donas do Chico largaram tudo para "administrar" a carreira do gatinho vira-lata. O futuro é promissor. Dizem por aí que a "mãe" da Grumpy Cat já faturou mais de 200 milhões de reais. Ela nega, mas a gente não duvida!

Curta a gente no Facebook |
Siga a gente no Twitter

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

VEJA TAMBÉM:

25 gifs de gatos