OPINIÃO
03/04/2015 11:22 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Aos 35 anos, Come-Come comemora aniversário no cinema

O jogo, um clássico dos arcades, será relembrado em um filme de ficção científica, com uma boa dose de comédia, dirigido por Chris Columbus ("Esqueceram de Mim" e "Harry Potter e a Pedra Filosofal"). "Pixels" traz ainda Adam Sandler no papel de Sam Brenner, um especialista em videogames. O filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 23 de julho.

Pac-Man, que ficou popularmente conhecido no Brasil como Come-Come, já é um jovem adulto e comemora 35 anos em 2015. O jogo, um clássico dos arcades, será relembrado em um filme de ficção científica, com uma boa dose de comédia, dirigido por Chris Columbus ("Esqueceram de Mim" e "Harry Potter e a Pedra Filosofal"). "Pixels" traz ainda Adam Sandler no papel de Sam Brenner, um especialista em videogames. O filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 23 de julho.

Não é à toa que Pac-Man ganhará tamanho destaque em seu aniversário. O jogo desenvolvido pela Namco no finalzinho dos anos 70, no Japão, marcou uma geração e virou sinônimo de videogame. Mesmo os mais alheios aos jogos eletrônicos conhecem o título, que chegou aos Estados Unidos distribuído pela Midway. Não demorou para que o jogo se tornasse um fenômeno em merchandising.

Pac-Man foi inspirado em um pedaço de pizza e em um personagem japonês conhecido por sua fome insaciável. O responsável pela ideia "bem louca" foi Toru Iwatani, que na época trabalhava na Namco como designer. O projeto local não tinha a ambição de se tornar um marco histórico, mas graças ao sucesso nos Estados Unidos, Pac-Man tornou-se referência para videogame e um dos títulos mais populares em todo o mundo.

Esta não é a primeira vez que o Come-Come vira filme. Em 1982, pouco depois do game explodir na terra do Tio Sam, Pac-Man foi personagem central em uma série de TV. Mais tarde, em 2008, ele foi tema de um curta metragem bizarro. Já em 2009, o site GameTrailers preparou um vídeo de curiosidades bem bacaninha sobre o título japonês. Nostalgia pura! Pac-Man também virou uma animação produzida em parceria com a Namco. "Pac-Man and the Ghostly Adventures" foi ar no canal Disney XD, nos EUA, em 2013.

Não sei muito bem o que esperar de "Pixels" além de uma enorme viagem psicodélica envolvendo um Pac-Man gigante, alienígenas e heróicos fantasmas. Mas se o seu primeiro videogame foi um Atari, a experiência pode até ser divertida. Quer ter uma ideia do que estou falando? Assista ao trailer do filme abaixo e depois me conte o que achou ;p