OPINIÃO
07/08/2014 14:45 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:22 -02

Eduardo Campos dá um up no visual: bastou colocar gravata

Confesso que estava ficando incomodada: o uniforme de todo político não é terno, camisa E gravata?

Divulgação

Confesso que estava ficando incomodada: o uniforme de todo político não é terno, camisa E gravata? Então, por que um candidato à presidência da República, com uma longa vida política, iria a programas de TV e sabatinas sem ela? Pois é, era o que o ex-governador Eduardo Campos estava fazendo até esta semana. Ele apareceu sem o item no Roda Viva (programa comandado pelo querido e competentíssimo Augusto Nunes na TV Cultura), na sabatina Folha/UOL/Jovem Pan/SBT, em inaugurações de comitês e até em encontros com prefeitos (foto abaixo).

É uma falta grave em ambientes formais. Na campanha eleitoral, andar sem gravata parece ser somente permitido em comícios, carreatas, visitas a eleitores, bate-papo com jovens e... na hora do voto. No resto do tempo, creio que inclusive debaixo do chuveiro, as regras exigem que o adorno de pescoço esteja lá, reluzente, e, se possível, com um nó impecável (aprenda a fazer o seu neste vídeo politicamente incorreto).

A ausência da gravata incomoda quem olha para o "desgravatado". Primeiro, bate aquela dúvida: será que ele esqueceu em casa ou sujou com molho de tomate e teve de tirar? Em segundo, estar sem gravata pode remover uma parcela da seriedade, da elegância e até dar um ar mal-acabado ao vestuário masculino, principalmente se o homem estiver usando camisa branca (a mais formal das cores praticamente implora pelo uso do acessório).

Ao invés de adotar o terno-e-gravata como uniforme e usar gravata somente em parte dos compromissos, Eduardo Campos demonstra, com seu visual, os eventos que considera formais na campanha política. Afinal, além de deixar a postura mais executiva, o adorno carrega consigo uma certa solenidade, principalmente se for em tons sóbrios ou em cores clássicas. Foi de gravata que ele compareceu à Confederação Nacional da Indústria na semana passada (azul escuro, talvez de seda), à sabatina dos presidenciáveis na Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária nesta quarta-feira (vermelha, com textura de casinha de abelha, na foto que abre este post) e até à apresentação de seu plano de governo a membros da Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro (para a qual escolheu um modelo marinho), nesta terça-feira, 5 de agosto.

Fotos: Divulgação

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS ELEIÇÕES NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Candidatos celebridades agitam eleições Veja Fotos