OPINIÃO
18/11/2015 17:31 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02

O sonho impossível de Marcia Haydee vira realidade em 'Sonho de Dom Quixote'

marcia


O Sonho de Dom Quixote, novo balé coreografado pela famosa bailarina brasileira Marcia Haydee para a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), estreou no dia 12 de novembro no Theatro Sérgio Cardoso.

É uma produção deliciosa, cheia de técnica e espírito e que não leva muito a sério os aspectos mais filosóficos do "sonho" do Dom. A SPCD tem nas mãos um hit certeiro, que fica em cartaz até 22 de novembro.

Desde sua publicação, mais de 400 anos atrás, "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes, tem inspirado de pintores a dramaturgos e dançarinos.

A história é tema de vários balés desde que foi apresentada pela primeira vez por estudantes do Balé Bolshoi, em 1900.

"Dom Quixote" se tornou uma matéria-prima essencial de várias companhias de balé. Além de sua história leve, o número de personagens significa que há papeis interessantes para vários dançarinos, algo que as companhias valorizam.

Em vez da tradição de retratar o Dom como um velho cambaleante, Marcia o imagina jovem e viril (interpretado nessa produção por um excelente jovem bailarino, Joca Antunes), o que lhe permite ser parte integral da ação.

Ele é um sonhador que acredita que as lendas que lê nos romances são verdadeiras e que, como seus herois, tem de se tornar um cavaleiro para consertar o que há de errado no mundo.

A canção conhecida de Joe Darian do musical Man of La Mancha explica a jornada:

Sonhar... o sonho impossível...

Lutar... o inimigo invencível...

Aguentar... com um pesar insuportável...

Correr... aonde os valentes não ousam...

Consertar... um mundo sem conserto...

Amar... puro e casto, à distância...

Tentar... quando seus braços estão cansados...

Alcançar... a estrela inalcançável...

Em algumas poucas frases, o sonho de Dom Quixote nos convida a compartilhar de sua nobreza, a deixar de lado o escárnio daqueles que riem de quem quer mudar o mundo para melhor e a seguir adiante com convicção pétrea. Ele é um velho nobre meio maluco ou um idealista num vazio sem ideais?

Está nos dando uma lição quando ataca os moinhos de vento?

O poeta Fernando Pessoa deixou sua própria marca na canção, com uma letra muito mais em sintonia com a sensibilidade dos brasileiros. A versão de Maria Bethânia é conhecida por todos os brasileiros.

Marcia Haydee se tornou uma das maiores bailarinas do mundo quando trabalhou sob a direção artística de John Cranko, no Balé de Stuttgart. Foi uma parceria incrível, que trouxe à vida obras-primas como Eugene Onegin, Romeu e Julieta e A Megera Domada.

Os balés com história correm nas veias de Marcia, e, em Sonho de Dom Quixote, como Cranko, ela aborda a obra com um olhar renovador e a sensibilidade de dançarina.

Capaz de movimentos e sequências "impossíveis", ela inspira seus dançarinos a atingir objetivos que eles provavelmente nem sonhavam ser capazes. Marcia com certeza ecoa as palavras de Cranko, que disse:

"Quando você encontra a razão, sempre consegue fazer o movimento". E há vários saltos e piruetas e giros que deleitam o público.

Com cenografia de Hélio Eichbauer, criadas com reproduções gigantes dos maravilhosos designs de Candido Portinari, o foto do amor impossível do Dom pela etérea Dulcinéia são o pano de fundo para vários corpos que dançam em volta da subtrama dos candidatos à afeição da "bruxa" Kitri (interpretada lindamente por Thamiris Prata) e do casamento festivo dela.

A dança cigana vibrante de Ana Paula Camargo e Diego de Paula compõe a atmosfera de diversão e empolgação.

Com mais que algumas referências às criativas cenas de multidão de Cranko, Marcia criou uma obra própria, injetando seu bom humor e sua empolgação.

E ela manteve intacto o grandioso pas de deux do casamento de Kitri. A música vem do original de Minkus, com adições de Norberto Macedo e, para uma dimensão extra, ouvimos a declamação de poemas de Carlos Drummond de Andrade.

O "sonho" começa e termina com Dom Quixote sentado numa velha cadeira em seu estúdio, cercado por seus amados romances, inspirações para seu sonho impossível.

O sonho de Marcia de mostrar uma nova visão para a busca de Dom Quixote virou realidade.

O Sonho de Dom Quixote SPCD

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: