OPINIÃO
04/09/2015 13:29 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

GringoView: 25.000 chances de ganhar

Neste sábado, 5 de setembro, quem visitar qualquer um dos principais museus de São Paulo poderá participar de um sorteio maravilhoso.

CARLA CARNIEL/Estadão Conteúdo

Como gringo residente no Brasil, é fácil fazer críticas às instituições do governo, especialmente quando estamos em "modo de crise". Mas às vezes elas têm ideias que são realmente muito boas e que merecem nosso reconhecimento e elogios. A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo ganha um "bravo!" por esa ideia.

Neste sábado, 5 de setembro, quem visitar qualquer um dos principais museus de São Paulo poderá participar de um sorteio maravilhoso com 25 mil chances de ganhar um Passaporte Museu, que dá ingresso gratuito a todos os museus por um período indeterminado.

Se é um pouco difícil entender exatamente como tudo isso funciona e por quanto tempo o passaporte deve valer, o melhor conselho é que você planeje ir logo a um dos museus que constam da lista. O número de passaportes a ser disponibilizado em cada museu foi calculado para ser proporcional ao número de visitantes no ano anterior. Os passaportes serão entregues aos primeiros que chegarem. Quando terminarem, não haverá mais, a não ser que você consiga encontrar outro museu que ainda tenha alguns sobrando.

Se tudo isso soa um pouco "show-business" demais para instituições culturais como museus, a Secretaria de Cultura aponta orgulhosamente para o sucesso retumbante do plano desde que foi lançado em 2013 (tendo sido emulado depois pelo Estado do Rio de Janeiro) e para os 3,7 milhões de pessoas que foram aos 18 museus do Estado, quatro dos quais (Pinacoteca, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa e Catavento) figuraram no topo do ranking do influente site "Trip Advisor".

Só pode ser positivo que haja essa ênfase do governo em ampliar o público que desfruta do prazer de visitar museus. Esperemos que esses passaportes aos museus virem símbolos de status cultural e que você tenha a sorte de ser um dos que vai receber um deles.

Os museus incluídos no programa são:

Capital

Casa das Rosas

Casa Guilherme de Almeida

Catavento

Memorial da Resistência

Museu Afro Brasil

Museu da Casa Brasileira

Museu da Imagem e do Som

Museu da Imigração

Museu da Língua Portuguesa

Museu do Futebol

Museu de Arte Sacra

Estação Pinacoteca

Pinacoteca do Estado

Paço das Artes

Interior

Museu Índia Vanuíre - Tupã

Museu Felícia Leirner - Campos do Jordão

Museu do Café - Santos

Museu Casa de Portinari - Brodowski

MAIS CULTURA NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos 32 museus não óbvios pelo mundo Veja Fotos