OPINIÃO
11/08/2014 00:38 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:46 -02

O Brasil venceu a Copa do Mundo... de Pokémon!

Muita gente não conhece, mas desde meados dos anos 2000 os brasileiros jogam Pokémon na internet em simuladores online.

Reprodução

Muita gente não conhece, mas desde meados dos anos 2000 os brasileiros jogam Pokémon na internet em simuladores online. A versão das batalhas digitais era baseada nas versões Red/Blue/Yellow, Gold/Silver/Crystal, Ruby/Sapphire/Emerald, entre outras. O simulador mais popular no começo do século 21 era o GSBot. Anos mais tarde, em 2004, surgiu o Smogon, que é popular até hoje.

O Brasil venceu a Copa do Mundo 2014. Mas não a de futebol, que veio acompanhada pela perda vergonhosa de 7x1 contra a Alemanha. Ganhamos justamente a Copa do Mundo Pokémon Smogon. A equipe vencedora foi Banana Meteor no dia 29 de julho. Um dos integrantes, Tiago Calmon, deu uma entrevista à coluna Geração Gamer do TechTudo, na Globo.com.

A Banana Meteor tem 14 integrantes. Tiago é o vice-capitão do grupo, inferior hierarquicamente apenas ao líder Lucas Diniz. A final foi 5x3 contra os americanos experientes do USA East, que estava vencendo todos no mundial de Pokémon. Os brasileiros não eram favoritos.

Tiago Calmon é um jogador que conheço há muito tempo. Na época do GSbot, ele era um dos moderadores da Pokémon LAND, um dos maiores fóruns sobre o jogo no Brasil e no mundo. De lá saíram alguns dos melhores torneios promovidos pela revista Pokémon Club, além de players poderosos do Smogon.

Tiago começou no mundial em 2006, pelo time latino-americano. A equipe brasileira surgiu em 2010. Ou seja, em apenas quatro anos, nosso país já se consagra como um dos melhores do mundo neste game.

O Smogon é representado pelo Pokémon roxo Koffing, enquanto a equipe brasileira é simbolizada pelo primata Primeape. De acordo com o Tiago Calmon, a palavra "Banana" é uma resposta à forma preconceituosa na qual algumas pessoas se referiam aos brasileiros na rede internacional.

Em ano de Copa no Brasil, após uma derrota desastrosa, esta conquista é um baita presente para todos daqui.

Se o futebol do país não anda bem, as empresas desenvolvedoras de games e os jogadores digitais profissionais estão em ascensão.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS GAMES NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos A evolução dos jogos de mão Veja Fotos