OPINIÃO
09/05/2014 13:59 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:28 -02

Blogueiras gordas regravam vídeo de Beyoncé para dizer que você é perfeita (VÍDEO)

Pensando em conceitos de opressão na busca pela beleza, três blogueiras gordas norte-americanas regravaram o videoclipe de "Flawless".

Reprodução/Vimeo

Flawless, em inglês, é um termo usado para se referir à perfeição, a algo que não tem defeito. A palavra é o título de uma das músicas do último álbum de Beyoncé, que tem a participação da ativista feminista Chimamanda Ngozi Adichie. A letra da canção aborda questões de igualdade social entre homens e mulheres, bem como conceitos que a sociedade impõe como status de sucesso para mulheres, incluindo o casamento e a forma como somos incentivadas a cuidar da aparência para sermos atraentes para os homens e conseguirmos um relacionamento.

Pensando em todos esses conceitos de opressão na busca pela beleza "perfeita" que há décadas vêm sendo trabalhado no consciente e no inconsciente feminino, três blogueiras gordas norte-americanas gravaram um remake do videoclipe de "Flawless", mostrando às mulheres que todos os corpos são perfeitos e que magreza não é a medida para definir o seu valor e a sua beleza.

A iniciativa foi da blogueira Gabi Fresh, que reuniu as também blogueiras e modelos Tess Munster e Nadia Aboulhosn. No vídeo, que pode ser visto abaixo, as moças - que se tornaram ícones de estilo plus size por todo o mundo - aparecem em modelitos extravagantes, exibindo suas curvas e com uma postura cheia de atitude e personalidade.

De acordo com Gabi, a inciativa é para mostrar que existe sim, união e não competitividade entre blogueiras do nicho plus size norte-americano e que todas estão lutando para passar a mesma mensagem de inclusão e de positivismo em relação a todos os tipos de corpo. "Você não tem que usar um certo tamanho de roupa para ser perfeita. Ser gorda não é defeito. Este vídeo é dedicado à grande mídia, à indústria da moda, aos bullies da internet e para qualquer outra pessoa que ache que ela tem o direito de fazer outro ser humano se sentir inferior devido às suas inseguranças quanto ao físico. Todo mundo é perfeito", desabafou Gabi em seu post de lançamento do vídeo.