OPINIÃO
09/09/2014 16:50 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Uma contribuição (involuntária) do papa Francisco ao debate eleitoral no Brasil

'Deus não é um mágico, não usa uma varinha. Criou as coisas (e o homem) e permitiu que cada uma se desenvolvesse para chegar à plenitude'

"Deus não é um mágico, não usa uma varinha. Ele é o criador! Enquanto no Brasil a campanha eleitoral sucita intenso _e talvez anacrônico_ debate sobre criacionismo vs. evolucionismo, no Vaticano o papa Francisco expôs nesta terça-feira (9) sua visão particular da criação do mundo e do humanidade.

"Deus fez as coisas e permitiu que cada uma delas se desenvolvesse segundo leis internas para atingir a plenitude. O Senhor deu autonomia às coisas do universo, mas não independência", disse o líder da Igreja Católica durante missa matinal para celebrar o nascimento de Maria, em Roma, segundo relato do site Vatican Insider.

"Quando no 6º dia, chega o momento da criação do homem, Ele dá (à humanidade) uma outra autonomia, de alguma forma diferente, mas não independente: uma autonomia que é a liberdade", continuou.

Segundo Francisco, "Deus disse ao homem para seguir adiante na história, o fez responsável pela criação, inclusive para dominar o que foi criado, colocando-o à frente para conduzir e chegar à plenitude do tempo."

"E o que é a plenitude do tempo? É o que ele tinha em seu coração: a chegada de seu Filho. Porque Deus, como ouvimos de Paulo, nos predestinou a todos a nos conformarmos à imagem do Filho", discursou o pontífice. Este, segundo o papa, "é o caminho da humanidade", "dos santos e também dos pecadores, mas a história segue adiante porque Deus quis que os homens fôssemos livres".

Para Jorge Mario Bergoglio, a humanidade não faz essa jornada sozinho, "Deus caminha conosco. Porque Deus fez uma opção, ele optou pelo tempo, não pelo momento".

"Ele é o Deus do tempo, é o Deus da história, é o Deus que caminha com seus filhos", concluiu.

Compreendeu?

LEIA TAMBÉM

Marina rejeita rótulo de fundamentalista por ter Bíblia como referência

Católicos e os mais pobres estão com Dilma; Marina tem evangélicos

Galeria de Fotos As várias faces do papa Francisco Veja Fotos