OPINIÃO
14/10/2014 10:06 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Dica de Drauzio Varella para os homofóbicos

"A homossexualidade é um tipo de comportamento sexual tão respeitável quanto a heterossexualidade. Discriminar os homossexuais por causa do próprio comportamento, por causa do tipo de desejo que eles têm, é uma ignorância absurda"

ed. globo

Todo mundo concorda: Drauzio Varella sabe de tudo e só fala a verdade. Há umas três semanas, o doutor (cientista, escritor e professor) falou sobre homossexualidade no seu canal do YouTube. Em pouco mais de três minutos, Varella esclareceu o tema, desfez alguns mitos e deixou um conselho para o pessoal que se sente desconfortável ao ver casais de gays.

"A homossexualidade é um tipo de comportamento sexual tão respeitável quanto a heterossexualidade. Discriminar os homossexuais por causa do próprio comportamento, é uma ignorância absurda."

- Drauzio Varella

"Que diferença faz pra você?" - pergunta o médico - "se o seu vizinho dorme com outro homem? (...) Se faz diferença, procura um psiquiatra". Fica aí a dica para Bolsonaro, Fidelix, Malafaia e Cia.: "Você não está legal".

Transcrição completa do vídeo:

"A homossexualidade é uma ilha cercada por ignorância de todos os lados. Qual é a ideia que as pessoas que se opõem à homossexualidade fazem dela? De que mulheres e homens, num dado momento da vida, pensam assim: 'ah, eu sou heterossexual mas, como eu sou sem-vergonha, eu vou então abraçar a homossexualidade'. Isso é uma estupidez. Ninguém decide a própria sexualidade. Você é heterossexual. Quando é que você decidiu ser heterossexual? A sexualidade é; ela se impõe. A gente não escolhe, não tem como escolher.

Aqueles que acham que a homossexualidade é um desvio, é uma aberração da natureza, dizem isso por ignorância. Porque se fosse assim, ela seria exclusiva dos seres humanos. A homossexualidade tem sido documentada em todos os animais, praticamente; em todos os vertebrados. Há relações homossexuais documentadas em répteis. Os pássaros, pelo menos numa fase na vida, a grande maioria das espécies tem comportamentos homossexuais. Os nossos parentes mais próximos, os primatas como os chimpanzés, os gorilas, os orangotangos, têm comportamentos homossexuais também. Os bonobos, que são uma espécie que se confundiu com a dos chimpanzés durante algum tempo, eles resolvem muitos problemas de tensão pela via homossexual.

A homossexualidade é um tipo de comportamento sexual tão respeitável quanto a heterossexualidade. Discriminar os homossexuais por causa do próprio comportamento, por causa do tipo de desejo que eles têm, é uma ignorância absurda.

Você pode controlar o comportamento. Você vive numa sociedade heterossexual, então você se comporta daquele jeito; como você se comportaria como homossexual numa sociedade que fosse diferente. Mas você não controla o desejo -- o desejo humano é incontrolável. Comportamento pode ser, mas o desejo não há como controlar. E aqueles que são visceralmente contra -- esses pastores de almas, que acham que a homossexualidade é um crime, que é um pecado contra a natureza, contra Deus -- tudo bem; que eles prescrevam isso, que eles coloquem fora das igrejas deles as pessoas que têm esse tipo de comportamento, mas não podem ter o direito de impor isso contra nós. Eles não podem ter o direito de achar que a sociedade inteira tem que ser contra o

casamento gay.

Eu vou te perguntar uma coisa: que diferença faz pra você, pra sua vida pessoal, se o seu vizinho dorme com outro homem; se a sua vizinha é apaixonada pela colega de escritório? Que diferença faz pra você? Se faz diferença, procura um psiquiatra. Você não está legal."

Curadoria, transcrição & apoio intelectual: Andie Lessa.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

VEJA TAMBÉM NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Casos de Homofobia no Brasil em 2014 Veja Fotos