OPINIÃO
15/07/2014 18:22 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:36 -02

Dicas para gostar de ler

Richard Nelson via Getty Images

"Ninguém nasce leitor, portanto a tendência natural é ficar longe dos livros. Leitura para valer, aquela paixão que vicia, que nos faz viver entre livros, isto tem que ser desenvolvido, cultivado". José Luiz Goldfarb não falou da boca para fora: ele realmente vive entre livros. Curador do Prêmio Jabuti por 23 anos e diretor de empresa que coordena projetos voltados ao incentivo da leitura no Brasil, Goldfarb foi livreiro por quase 20 anos, época em que sua principal função era justamente atender novos leitores. Infelizmente o Brasil está longe de ser considerado um país de leitores: de acordo com pesquisa divulgada ano passado pelo IBOPE, apenas 55% dos brasileiros lê regularmente. Mas estamos lutando para mudar isso!

É importante que o hábito da leitura seja adquirido desde a infância. De acordo com José Goldfarb, os pais e a escola têm papel fundamental nisso: "Eles devem dar o exemplo. Se os jovens não veem a paixão pelos livros em casa e nem nos professores, eles acabam associando com estudo e assim não descobrem a leitura por prazer". Eu tenho um exemplo aqui do lado. Estêvão Reis, meu colega do iba, começou a ler pra valer há 4 anos. Filho de professora, ele sempre viu a leitura como algo obrigatório e monótono. As coisas começaram a mudar quando ele veio para São Paulo. Depois de ver Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 no cinema, nosso amigo ficou tão curioso para saber o que aconteceria na segunda parte que acabou comprando o livro. "Comecei sem pretensão, eu lia mais porque ficava de bobeira em casa, já que não conhecia quase ninguém na cidade". Resultado: ele adorou o livro e comprou a coleção completa de Harry Potter. Depois disso, mergulhou em outras séries, e depois em outras, e assim foi. Hoje, o Estêvão é um dos caras que mais lê aqui no iba (de três a quatro livros por mês). "Eu acho que a leitura infantil deve abranger o catálogo de best-sellers também, como O guia do mochileiro das galáxias, pois muitas vezes é mais acessível e o que prende a atenção. E a criança deve ter o poder de escolha do que ler, assim ela consegue desenvolver um perfil de leitura".

De 0 a 10, quanto a leitura é importante?

"Quem lê muito fala melhor, pensa melhor, escreve melhor e se torna mais bem sucedido", afirma Miriam Leitão, jornalista, escritora e apaixonada por livros desde criança. Ela me contou que era tão tímida que nem tinha coragem de sair de casa. Depois de começar a ler, percebeu que sempre que falava alguma coisa as pessoas paravam para ouvir. "Eu estava desenvolvendo minha mente! A leitura é uma espécie de musculação para o cérebro", afirma. De acordo com Miriam, é importante buscar coisas do seu interesse para tomar gosto pela leitura. "Com o tempo, vai ser possível apreciar uma bela história de Machado de Assis, ler Vidas secas, de Graciliano Ramos (livro que eu li várias vezes quando criança), perceber a exuberância de Jorge Amado ou o português inventado que é quase música de Grande sertão: veredas".

E aí, já te convenci a entrar para o mundo da leitura? Se ainda não, tenho mais um argumento: os livros digitais. A existência deles permite que você leia por meio do dispositivo que for mais conveniente para você naquele momento. "Vejo com muito otimismo o fato de poder acessar tantas obras por computadores, tablets e mesmo celulares", diz Goldfarb. Por isso, não tem mais desculpa para ficar sem ler porque esqueceu o livro em casa. Ah, e assim como é possível ir a livrarias e ler um pouco de cada livro antes de escolher o que vai levar, no digital existe a possibilidade de baixar trechos gratuitamente dos e-books antes. Não gostou do que leu? Escolha outros até achar um que tenha a ver com você e seja bem-vindo ao universo dos leitores!

2014-07-14-Habitodeleitura.png

Confira dicas para gostar de ler :D

- Que tal começar por séries?

Como o final de um livro instiga o começo do próximo volume, você não vai ter vontade de parar de ler. ;)

- Descubra seu gênero preferido

Converse com amigos para saber o que estão lendo e veja quais assuntos mais interessam a você.

- Dê uma chace aos best-sellers

Geralmente, eles têm apelo mais abrangente e isso significa que as chances de você gostar são maiores.

- Leia trechos para ver se gosta do estilo de narrativa

Baixe capítulos grátis de e-books para escolher os que mais têm a ver com você.

- Comece por textos curtos

Se não gosta de ler coisas extensas, procure revistas ou jornais que trazem crônicas, contos...

- Leia um pouquinho todos os dias

Com o tempo, você vai criando o hábito e quando perceber vai estar lendo por horas.

- Fique longe de distrações

Antes de começar a ler, desligue a TV e afaste-se de tudo que possa distrair você.

- Lembre-se que a leitura não é uma maratona

Não se preocupe com a velocidade: é importante que você leia no seu tempo e preste atenção aos detalhes.

- Leia em momentos em que estiver relaxado

Assim a leitura vai fluir melhor. Pode ser no banheiro, antes de dormir...

- Começou um livro e não gostou? Passe para outro!

Ficar insistindo no livro vai fazer com que você associe a leitura a algo obrigatório e se afaste dela.

- Se gostou de um livro busque outros do mesmo autor

As chances de se identificar com eles são grandes, já que cada autor tem um estilo próprio de escrita.

2014-07-14-barra.png

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.


MAIS LIVROS NO BRASIL POST:

Livros com nomes estranhos