OPINIÃO
22/04/2014 13:36 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:24 -02

Como trabalhar: 8 estratégias para não perder tempo e terminar as coisas

Desperdicei um tempo incrível de espaço preguiçoso que existe entre meio trabalhar e meio não fazer nada. Nos dias em que me sinto bem e faço coisas importantes, porém, noto que estou seguindo a maioria destas estratégias.

Klaus Vedfelt via Getty Images

Eu trabalho em casa ou em cafés há mais de oito anos.

Nesse período, escrevi alguns livros, centenas de artigos e Deus sabe quantos posts no Facebook, e-mails e atualizações de projetos.

Também desperdicei um tempo incrível nesse espaço preguiçoso que existe entre meio trabalhar e meio não fazer nada.

Nos dias em que me sinto bem e faço coisas importantes, porém, noto que estou seguindo a maioria das estratégias abaixo.

Então talvez elas também possam ajudá-lo.

1. Determine que tipo de dia vai ser.

Em alguns dias você apenas quer ser ativo na mídia social e dar alguns palpites no Facebook ou no Twitter.

Em outros, você sabe que precisa sentar na cadeira, trancar a porta, colocar os fones de ouvido e produzir alguma parte de um grande projeto.

Ou talvez você apenas queira relaxar, ler um pouco, almoçar e ver o que acontece.

Todos os dias são bons. Não há nada errado com nenhum deles.

Mas toda manhã você deve determinar que tipo de dia você quer ter; assim poderá definir adequadamente suas expectativas.

Porque não há sensação mais horrível do que dizer a si mesmo que vai trabalhar em uma nova reportagem... e então perceber que não fez nada o dia todo além de verificar o Twitter e ler o Buzzfeed.

2. Vista-se como um menino (ou menina) crescido.

Quando você não precisa ir para um escritório ou estar em algum lugar determinado, é fácil deixar que calças de moletom e camisetas se tornem seu uniforme.

Isso é bom durante algum tempo, especialmente porque é mais ou menos como fingir que está doente e cabulando aulas.

Vou assistir "Vídeo Show"! Vou comer iogurte no sofá!

Mas então a realidade se impõe e você se lembra de que não está na quarta série.

Você é um adulto e tem trabalho a fazer. E os adultos se vestem para passar o dia.

3. Não crie e consuma ao mesmo tempo.

Todos sabemos sobre a avalanche de coisas que disputam sua atenção, e que realizar multitarefas não é realmente tão eficaz e blablablá...

O que tudo isso realmente quer dizer?

Você deve ou criar alguma coisa ou consumir alguma coisa. Não as duas ao mesmo tempo.

Quando você estiver criando, fique totalmente envolvido no que faz. Não deve haver distrações, nada de "vou apenas verificar uma coisa bem rápido e então volto para cá..."

Focar-se em uma única coisa sem interrupção é como se realiza um trabalho significativo.

Quando você está consumindo, está aberto a qualquer coisa e a tudo. Vai para onde o vento o levar e tudo é bacana. O que é essa matéria? Quem é esse cara? Esse restaurante parece bom. Será que abre para o almoço? Vou verificar no Yelp...

4. Use um cronômetro.

Quando você está criando alguma coisa, isso simplesmente ajuda. Não tenho ideia por quê, mas tenho certeza de que há uma explicação científica perfeitamente razoável.

Eu uso Focus@Will porque posso escutar música ambiente ao mesmo tempo.

5. Faça seu trabalho em um só equipamento.

O problema de trabalhar em casa (ou em um café ou qualquer outro lugar) é que você pode trabalhar quando quiser. Isso significa que há menos separação entre o trabalho e seu lazer, ser apenas uma pessoa.

Hoje, com os tablets e smartphones, você também pode trabalhar em diversos equipamentos. Isso significa que pode trabalhar em qualquer lugar com qualquer coisa. Esse tipo de conexão contínua pode ser extenuante, já que sempre há algo a fazer.

Descobri que realizo mais quando trabalho em meu desktop ou laptop e guardo o iPad e o telefone para música, aplicativos, textos e coisas fora do trabalho.

(Comentário rápido: a coisa do "um equipamento" pode ser apenas uma mania minha, porém. Eu nem tenho mídia social ou e-mail em meu telefone. Se tivesse, nunca faria nada, pois sou impulsivo demais. Na verdade, minha namorada é a única pessoa que sabe a senha do meu telefone. E tenho certeza de que ela a esqueceu, por isso posso estar perdido se um dia quiser acrescentar um e-mail.)

6. Tenha um botão "reset" e use-o.

Sempre que você se apanhar distraído quando deveria estar trabalhando, é útil ter um botão "reset" que você possa apertar.

O botão "reset" pode ser um verdadeiro botão, como o liga-desliga do seu laptop. (Quando você perceber que está distraído, reinicie o computador, respire fundo e comece tudo de novo.)

Ou pode ser uma atividade ou um hábito seu que interrompe o padrão e o afasta do computador durante alguns minutos. Assim, quando você voltar, estará pronto para... rock'n'roll.

Meu botão "reset" favorito é tomar uma ducha. Com uma cerveja.

7. Saiba quando você vai parar de trabalhar.

Daqui a seis horas. Assim que eu terminar este artigo. Antes da minha reunião às 11hs. Quando eu acabar este esboço. Assim que Cosmos chegar e Neil começar a falar comigo.

Não importa como você calcule esse tempo, mas você tem saber quando vai parar de trabalhar. De outro modo, simplesmente continuará. E depois de algum tempo tudo se transforma em trabalho de segunda.

8. Saia e faça alguma coisa. Tome uma bebida.

Você passou o dia todo trancado em casa... Além disso, você merece.

Nate Green é um escritor, trabalha em marketing e ideias para a Precision Nutrition e é viciado em condicionamento físico para recuperação. Ele passa a maior parte do tempo escrevendo, cozinhando e inspirando pessoas do mundo inteiro a ter vidas melhores e mais saudáveis.