Opinião

Por que as mulheres usam maquiagem?

Se uma mulher não usa maquiagem, ela é desarrumada, sem graça e feia, mas, se ela gosta de se maquiar, ela não é natural, com certeza é feia e muito forçada. Dá pra entender? Não, né?
Esta postagem foi publicada na plataforma, agora fechada, do Colaborador do HuffPost. Os colaboradores controlam seu próprio trabalho, que são postados livremente em nosso site. Se você precisa denunciar este artigo como abusivo, envie-nos um e-mail.

Minha avó foi o meu primeiro contato com a maquiagem. Desde jovem, ela insistia que eu passasse um blush pra dar uma "corzinha" e um batom colorido pra ficar "mais alegre". Até hoje ela é uma senhora vaidosa e, graças a ela, eu também.

Hoje em dia, quem apresenta o mundo da maquiagem para os jovens são as blogueiras. No Youtube, elas ensinam tutoriais de beleza e dão dicas para quem é fã do assunto ou quer aprender a se maquiar em casa. Se antes essas informações estavam apenas em revistas, agora qualquer pessoa com internet pode ter acesso a elas.

Não é nenhum segredo que algumas mulheres adoram usar maquiagem, principalmente para se sentirem mais interessantes. É uma maneira de valorizar os traços e realçar o que há de mais bonito no rosto. Entretanto, não é bem assim que alguns enxergam o uso dos produtos.

O julgamento está presente em todos os lugares, principalmente na internet.

Se uma mulher não usa maquiagem, ela é desarrumada, sem graça e feia, mas, se ela gosta de se maquiar, ela não é natural, com certeza é feia e muito forçada.

Dá pra entender? Não, né?

São dois pesos e duas medidas: ou a mulher usa maquiagem pra impressionar um homem ou ela tem a autoestima baixa. É como se não existisse aquelas simples opções: ela se maquia porque quer e se sente bem assim.

A youtuber Nikkie faz tutoriais de maquiagem muito caprichadas. Realmente ficaria diferente se usasse a pele limpa, mas a quantidade de críticas que recebe em suas redes sociais a fez criar um movimento chamado #ThePowerOfMakeup (em tradução, #OPoderDaMaquiagem). Em um vídeo publicado em seu canal, ela divide o rosto para mostrar como a maquiagem pode mudar as feições de uma pessoa. No caso, ela considera para melhor.

Nikkie não precisa dar explicações para ninguém. Ela se maquia porque é sua profissão e se diverte. Aliás, muitas mulheres acham o mesmo, além de se sentirem poderosas com um contorno bem feito. A vlogueira ensina truques para quem quer afinar o nariz, realçar o maxilar e esconder aquele papinho que incomoda muita gente.

Em falar em contorno, por mais que a técnica seja um desafio para algumas pessoas, há quem não a dispensa. É o caso da blogueira Bella DeLune , uma das criadoras da brincadeira do "Contorno do Palhaço", onde ela aplica os produtos estrategicamente em pontos do rosto, criando um personagem. De acordo com ela, como a chamavam de palhaça, ela decidiu entrar na brincadeira.

A maquiagem sempre foi tratada como arte, porém também é uma válvula de escape da realidade. Em Ford é uma mulher muito bonita, só que, infelizmente, tem um probleminha com acne. Aparentemente, as espinhas não foram embora após a adolescência, levando a youtuber a receber comentários maldosos que afetaram a sua autoestima.

Em seu canal "My Pale Skin" , Em faz tutoriais mais reais e aperta a tecla do amor próprio. "Eu perdi tantos anos da minha vida perseguindo a perfeição e quer saber o que eu encontrei? Uma versão vazia de mim mesma no espelho.", conta. Para mudar isso, ela publicou o vídeo "You Look Disgusting" (Você está nojenta), mostrando como é a reação do público quando ela está sem produtos no rosto e quando está maquiada.

"Imagine acordar ao lado dela de manhã. Ela ainda continuará com esse rosto de m*rda" e "Você usa maquiagem porque você é muito feia" são apenas alguns dos comentários que Em recebe em seu canal. Mas isso não a abalou. A blogueira se tornou uma inspiração para milhares de mulheres e homens que sofrem com acne e não conseguem encarar o problema. Não existe a perfeição e nem deveríamos desejá-la, mas a maquiagem ajuda quem quer se amar um pouco mais.

Conheça o canal da Nádia


.

VEJA TAMBÉM: