OPINIÃO
14/07/2015 18:17 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:40 -02

Por que as mulheres usam maquiagem?

Se uma mulher não usa maquiagem, ela é desarrumada, sem graça e feia, mas, se ela gosta de se maquiar, ela não é natural, com certeza é feia e muito forçada. Dá pra entender? Não, né?

Minha avó foi o meu primeiro contato com a maquiagem. Desde jovem, ela insistia que eu passasse um blush pra dar uma "corzinha" e um batom colorido pra ficar "mais alegre". Até hoje ela é uma senhora vaidosa e, graças a ela, eu também.

Hoje em dia, quem apresenta o mundo da maquiagem para os jovens são as blogueiras. No Youtube, elas ensinam tutoriais de beleza e dão dicas para quem é fã do assunto ou quer aprender a se maquiar em casa. Se antes essas informações estavam apenas em revistas, agora qualquer pessoa com internet pode ter acesso a elas.

Não é nenhum segredo que algumas mulheres adoram usar maquiagem, principalmente para se sentirem mais interessantes. É uma maneira de valorizar os traços e realçar o que há de mais bonito no rosto. Entretanto, não é bem assim que alguns enxergam o uso dos produtos.

O julgamento está presente em todos os lugares, principalmente na internet.

Se uma mulher não usa maquiagem, ela é desarrumada, sem graça e feia, mas, se ela gosta de se maquiar, ela não é natural, com certeza é feia e muito forçada.

Dá pra entender? Não, né?

São dois pesos e duas medidas: ou a mulher usa maquiagem pra impressionar um homem ou ela tem a autoestima baixa. É como se não existisse aquelas simples opções: ela se maquia porque quer e se sente bem assim.

A youtuber Nikkie faz tutoriais de maquiagem muito caprichadas. Realmente ficaria diferente se usasse a pele limpa, mas a quantidade de críticas que recebe em suas redes sociais a fez criar um movimento chamado #ThePowerOfMakeup (em tradução, #OPoderDaMaquiagem). Em um vídeo publicado em seu canal, ela divide o rosto para mostrar como a maquiagem pode mudar as feições de uma pessoa. No caso, ela considera para melhor.

Nikkie não precisa dar explicações para ninguém. Ela se maquia porque é sua profissão e se diverte. Aliás, muitas mulheres acham o mesmo, além de se sentirem poderosas com um contorno bem feito. A vlogueira ensina truques para quem quer afinar o nariz, realçar o maxilar e esconder aquele papinho que incomoda muita gente.

Em falar em contorno, por mais que a técnica seja um desafio para algumas pessoas, há quem não a dispensa. É o caso da blogueira Bella DeLune , uma das criadoras da brincadeira do "Contorno do Palhaço", onde ela aplica os produtos estrategicamente em pontos do rosto, criando um personagem. De acordo com ela, como a chamavam de palhaça, ela decidiu entrar na brincadeira.

A maquiagem sempre foi tratada como arte, porém também é uma válvula de escape da realidade. Em Ford é uma mulher muito bonita, só que, infelizmente, tem um probleminha com acne. Aparentemente, as espinhas não foram embora após a adolescência, levando a youtuber a receber comentários maldosos que afetaram a sua autoestima.

Em seu canal "My Pale Skin" , Em faz tutoriais mais reais e aperta a tecla do amor próprio. "Eu perdi tantos anos da minha vida perseguindo a perfeição e quer saber o que eu encontrei? Uma versão vazia de mim mesma no espelho.", conta. Para mudar isso, ela publicou o vídeo "You Look Disgusting" (Você está nojenta), mostrando como é a reação do público quando ela está sem produtos no rosto e quando está maquiada.

"Imagine acordar ao lado dela de manhã. Ela ainda continuará com esse rosto de m*rda" e "Você usa maquiagem porque você é muito feia" são apenas alguns dos comentários que Em recebe em seu canal. Mas isso não a abalou. A blogueira se tornou uma inspiração para milhares de mulheres e homens que sofrem com acne e não conseguem encarar o problema. Não existe a perfeição e nem deveríamos desejá-la, mas a maquiagem ajuda quem quer se amar um pouco mais.

Conheça o canal da Nádia

.

VEJA TAMBÉM: