Opinião

Malhar com música melhora o rendimento?

Os resultados foram melhores quando os participantes escutaram músicas, que foram pré-selecionadas por eles mesmos. Conseguiram pedalar com mais intensidade, desfrutaram mais, se sentiram melhor e mais motivados para o exercício.
Esta postagem foi publicada na plataforma, agora fechada, do Colaborador do HuffPost. Os colaboradores controlam seu próprio trabalho, que são postados livremente em nosso site. Se você precisa denunciar este artigo como abusivo, envie-nos um e-mail.
Portrait of a mature woman.
Portrait of a mature woman.

Está curtindo o seu treino? Está conseguindo treinar em intensidade alta? Se você não tem o costume de escutar música enquanto se exercita pode estar perdendo um grande aliado para aumentar o prazer, e também o seu desempenho no treinamento.

Um estudo realizado pela Macmaster University, em Ontário, no Canada, pesquisou o efeito da música na performance e na sensação de prazer em treinos intensos, realizados em bicicleta ergométrica. Avaliou o quanto as pessoas desfrutaram antes, durante e após o exercício. O treino consistia em pedalar com a maior intensidade possível em intervalos de 30 segundos, alternados com intervalos para repouso de 4 minutos (um tipo de treino Hiit, treino intervalado em alta intensidade.

Os resultados foram melhores quando os participantes escutaram músicas, que foram pré-selecionadas por eles mesmos. Conseguiram pedalar com mais intensidade, desfrutaram mais, se sentiram melhor e mais motivados para o exercício.

O treino Hiit, que vem mostrando ótimos resultados para o emagrecimento, é feito em alta intensidade, o que oferece certa dificuldade. O uso de músicas em sua prática se mostra uma ótima opção para se aumentar o prazer durante a prática e também para realizá-lo com mais intensidade, aumentando o seu sucesso no emagrecimento. O estudo sugere ainda que o uso de música pode ajudar a aumentar o engajamento das pessoas aos exercícios físicos.

Em minhas aulas considero a música essencial. Sei do enorme potencial que ela tem em aumentar o prazer dos alunos, e também para aumentar sua motivação durante os exercícios feitos em alta intensidade.

Escutar uma boa música pode ser a diferença entre se exercitar e buscar suas metas, ou ficar à toa, perdendo tempo e adiando a conquista do seu corpo em forma. Se estiver se sentindo cansada ou desanimada antes do horário do seu treino, coloque uma boa música para se animar e não perca a oportunidade de se exercitar. Monte sua playlist com as músicas que você mais gosta e que te colocam pra cima e treine com mais vontade, mais animação, mais prazer e mais intensidade!

Para terminar, uma pergunta: que música não pode faltar na sua playlist?

Saúde e paz com a balança!

Dê ouvidos ao seu corpo! Conheça a Comunidade do Emagrecimento e descubra uma maneira saudável de conquistar seu bem-estar. Curta a página da Comunidade no Facebook.

Também no HuffPost Brasil:

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: