OPINIÃO
09/10/2015 20:01 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02

Peça 'Dezembro', do chileno Guillermo Calderón, reestreia em São Paulo

Primeira montagem brasileira do dramaturgo chileno Guillermo Calderón, "Dezembro" reestreou nesta semana no TUSP, em São Paulo.

Primeira montagem brasileira do dramaturgo chileno Guillermo Calderón, "Dezembro" reestreou nesta semana no TUSP, em São Paulo. Depois de temporada de um mês no Sesc Consolação, em agosto, a peça, com direção de Diego Moschkovich, transporta o enredo de conflitos sociais e políticos para o simbólico espaço da rua Maria Antônia, palco do confronto entre estudantes de esquerda (USP) e de direita (Mackenzie) em 1968, durante a Ditadura Militar (1964-1985).

O elenco formado por Carolina Fabri, Michelle Gonçalves e Ernani Sanchez dá vida a história de três irmãos que vivem em uma América Latina em guerra. Na peça, as gêmeas Paula e Trinidad recebem o irmão Jorge, recém-chegado do front, para uma noite de Natal.

Para Moschkovich, o teatro é um autêntico espaço de luta e resistência. "Dezembro" traz como cenário, criado por Rafael Souza, um espaço diminuto que remete a um bunker e a uma sala de estar. A peça trabalha com a dualidade de questões íntimas e familiares ao lado de uma guerra conflagrada por um grave cenário político e social de violações. O lado de dentro e o lado de fora.

Parte do núcleo de criação teatral "Isso Não é Um Grupo", criado em 2014, "Dezembro" segue a linha de pesquisa iniciada pelo diretor e se guia pelo jogo dos atores, que se relacionam com a ação e o texto de forma viva e controlam todos os elementos do espaço cênico, como luz, objetos, figurinos, trilha sonora etc. Utiliza-se da dramaturgia contemporânea, da linguagem teatral, para questionar grandes impasses de nosso tempo, fazendo uma crítica ao mundo em que vivemos. A arte necessária.

Serviço

Dezembro

Quando: quarta e quinta-feira, às 21 horas. Até 12 de novembro

Quanto: R$ 20,00; R$ 10,00 (estudante com carteirinha, aposentado e classe artística)

Onde: TUSP - Rua Maria Antônia 294 - Consolação

Espetáculo recomendável para maiores de 12 anos.