OPINIÃO
08/12/2014 08:12 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Os 18 melhores lugares para comemorar o Ano Novo

Montagem / ThinkStock / Getty Images

O Ano Novo só acontece uma vez por ano, por isso vale a pena ter uma festa memorável. Mas qual é o melhor lugar para estar quando o relógio bater a meia-noite em 31 de dezembro?

Vasculhamos o mundo inteiro em busca das melhores comemorações, das praias do Rio de Janeiro ao Portão de Brandeburgo em Berlim. Mas a diversão não precisa parar depois da meia-noite, porque muitas cidades também oferecem uma grande variedade de atividades para o primeiro dia do ano.

Exibições de fogos épicas, festas para dançar a noite toda, tradições culturais únicas - você encontrará tudo isso e mais nos melhores lugares do mundo para comemorar o Réveillon.

  • Nova York
    Nova York
    Joe Corrigan / Getty Images
    Pode não ser para todo mundo, mas não há como negar que a véspera de Ano Novo em Nova York tem uma atmosfera que poucas outras cidades do mundo têm. A comemoração mais famosa, é claro, é a reunião anual de um milhão de pessoas em Times Square para ver músicos famosos e a queda da bola, quando uma bola de cristal de 3,5 metros de diâmetro, pesando quase cinco toneladas, desce até a pequena praça. Para uma experiência menos caótica, faça uma reserva em um dos bares ou restaurantes que dão para Times Square. E para uma coisa completamente diferente considere um passeio de barco noturno pelo Porto de Nova York, que oferece as melhores vistas do show de fogos à meia-noite na Ilha da Liberdade.
  • Rio de Janeiro
    Rio de Janeiro
    ThinkStock
    Se o Rio é mais conhecido por suas festividades no Carnaval, sua comemoração de Ano Novo fica em um segundo lugar muito próximo. A famosa praia de Copacabana abriga a maior (e possivelmente) mais louca festa de Réveillon do mundo, na qual mais de 2 milhões de pessoas se amontoam na praia de 4 quilômetros. Esta comemoração tipicamente brasileira mistura crenças religiosas tradicionais e superstições: os habitantes se vestem de branco dos pés à cabeça (acredita-se que isso traz sorte) e atiram flores ao mar como presente para Iemanjá, a deusa dos mares. A celebração também conta com grandes palcos na praia para apresentações ao vivo de música e dança e uma exibição de fogos coloridos à meia-noite completa a cena.
  • Edimburgo
    Edimburgo
    ThinkStock
    "Hogmanay" significa "o último dia do ano", mas as festividades anuais em Edimburgo na verdade duram três dias. A coisa começa em 30 de dezembro, com uma procissão iluminada por tochas que percorre a cidade e culmina em uma exibição de fogos de artifício, enquanto na véspera de Ano Novo há enormes festas nas ruas e concertos ao ar livre, incluindo uma enorme Kelidh (festa céltica tradicional). À meia-noite, 4,5 toneladas de fogos explodem sobre o Castelo de Edimburgo, enquanto as ruas se animam com festeiros cantando “Auld Lang Syne”. O dia de Ano Novo traz competições de trenó puxados por cachorros em todo o Holyrood Park; corajosos que saltam nas águas geladas do rio Forth na conclusão do desfile de Loony Dook (um evento beneficente); e ScotLands, um festival de música e artes em diversos locais.
  • Londres
    Londres
    ThinkStock
    Os londrinos recebem o Ano Novo à meia-noite como só eles podem: escutando as badaladas do Big Ben. Mais de 250 mil pessoas lotam as margens do Tâmisa e suas numerosas pontes para ver o espetacular show de fogos e luzes de dez minutos, com a roda-gigante London Eye, as Casas do Parlamento (também conhecido como Westminster) e o novo Shard entre os destaques do cenário urbano. A diversão não termina aqui; há muitas festas depois disso, e no dia de Ano Novo as ruas do centro de Londres veem um desfile que apresenta carros alegóricos coloridos, desfile de bandas, dançarinos fantasiados e uma parada com os cavalos da rainha.
  • Hong Kong
    Hong Kong
    Getty Images
    Uma das cidades de perfil mais dramático do mundo se ilumina todos os anos com uma exibição de fogos de artifício que é mais impressionante a cada edição, concluindo com um final deslumbrante: um dragão pirotécnico que dança pelo céu. Os eventos começam no shopping center Times Square de Hong Kong, onde há uma réplica da bola em homenagem às famosas festas de Nova York. Victoria Harbour é o centro da atividade noturna, e os moradores festejam em barcos, em coberturas de prédios ou na Avenida das Estrelas em Tsim Tsa Shui para ter as melhores vistas do maravilhoso espetáculo de fogos.
  • Berlim
    Berlim
    ThinkStock
    A capital alemã tem a reputação de ser uma cidade festeira o ano todo, então você pode imaginar como é a véspera de Ano Novo aqui, conhecida como Silvester. O elemento principal da comemoração é a "Milha de Festa", uma série de 2 quilômetros de bares, barracas de comida internacional, shows de laser, telões de vídeo, tendas para dançar, palcos de música e mais, entre o Portão de Brandeburgo e a Coluna da Vitória. Depois do espetáculo de fogos, à meia-noite, a multidão vai para as muitas pistas de dança da cidade, onde fica até a madrugada ou depois. Para contrabalançar um pouco a farra, os moradores participam da Berlin Silversterlauf (uma "corrida de panquecas" em que os corredores viram as redondas enquanto seguem para a linha de chegada) durante o dia, ou da Corrida de Ano Novo de 4 quilômetros, gratuita, no dia seguinte.
  • Bahamas
    Bahamas
    ThinkStock
    O dia de Ano Novo é tão excitante quanto a véspera nas Bahamas, cujos moradores acompanham nas ruas os desfiles de Junkanoo, que terminam com reuniões informais nas praias e espetáculos de fogos de artifício ao redor das ilhas. Apresentando música, artistas de rua e fantasias coloridas, esses desfiles, uma espécie de versão local do Carnaval, também ocorrem em 1º de janeiro. Os notáveis Junkanoos do dia de Ano Novo podem ser encontrados no centro de Freeport na ilha da Grande Bahama, ao longo da Bay Street no centro de Nassau, em Nicholls Town em North Andros, em Plymouth em Green Turtle Cay e em Alice Town em North Bimini. Alternativamente, grandes resorts como o Atlantis e o Grand Lucayan oferecem suas próprias festas, algumas familiares.
  • Nova Orleans
    Nova Orleans
    ThinkStock
    Pode não ser o Mardi Gras, mas a véspera de Ano Novo em Nova Orleans é igualmente memorável. O evento principal é um espetáculo emocionante de 15 minutos de fogos de artifícios sobre o rio Mississípi, juntamente com a queda da Fleur de Lis, onde o "Ano Novo Bebê" é jogado do telhado da Jax Brewery em Jackson Square. É claro que a noite não termina lá, e os visitantes e moradores vão para Bourbon Street e o Bairro Latino, onde a música estronda nos bares e boates e as ruas seguem agitadas até de manhã.
  • Jost Van Dike
    Jost Van Dike
    ThinkStock
    Você pode chamar de véspera de Ano Novo, mas em Jost Van Dike é a Noite do Ano Velho. As festas nessa pequena ilha que faz parte das ilhas Virgens Britânicas ocorrem no bar Tamarind de Foxy e em outros pontos de vida noturna em Grand Harbor, atraindo uma multidão de todo o Caribe e, na verdade, do mundo. Uma das festas de Ano Novo mais animadas da região, as comemorações da Noite de Ano Velho consistem em 48 horas de música ao vivo, bebida e comida; o evento anual atrai milhares de festeiros sem camisa ou de biquíni, que ficam acordados até tarde e às vezes dormem na praia.
  • Walt Disney World
    Walt Disney World
    Getty Images
    A véspera de Ano Novo no Walt Disney World é um sonho que se realiza para as famílias que viajam no feriado. O parque temático fica aberto até 1 da manhã, mas está cheio de atividades divertidas o dia todo. Antes do show de fogos de artifício, à meia-noite, há apresentações do Cirque du Soleil, danças, artistas ao vivo e explosões de confete para divertir os visitantes de todas as idades. O Reino Mágico de Disney abriga a Jingle Jungle Parade, enquanto Epcot parece um impressionante show de luzes e laser pouco antes da meia-noite. Outra vantagem é que o local está menos lotado nesta época do ano do que durante os meses de pico.
  • Paris
    Paris
    ThinkStock
    A Cidade Luz faz jus a seu apelido na véspera de Ano Novo, quando a Torre Eiffel torna-se o palco de um espetacular show de luzes e fogos de artifício. Nas proximidades, parisienses comemoram o Nouvelle Année nos Champs-Élysées, que abriga uma enorme festa de rua, onde estouram muitas garrafas de Champagne (claro) e trocam beijos e papillotes, chocolates embrulhados em papel brilhante que estouram como uma bomba quando abertos. Para uma área alternativa menos lotada, Montmartre oferece vistas igualmente boas dos fogos, ou você pode agendar um jantar em um cruzeiro em um bateau-mouche no rio Sena.
  • Viena
    Viena
    ThinkStock
    Essa cidade cheia de atmosfera é famosa por seu grande baile na véspera de Ano Novo, realizado no Palácio Hofburg, mas há mais atrações do que apenas a elegância nostálgica. Os famosos mercados de Natal de Viena se transformam em feiras de Ano Novo, e centenas de milhares de festeiros lotam o Silvesterpfad (Caminho do Ano Novo) no centro da cidade na véspera de Ano Novo. Animada por vinho quente com especiarias, a festa começa às 2 da tarde e vai até bem depois da meia-noite, com fogos de artifício sobre o parque de diversões Wiener Prater. No primeiro dia do ano, uma enorme multidão se reúne diante da prefeitura - Rathaus - para ver o concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmônica de Viena em um telão.
  • Amsterdã
    Amsterdã
    ThinkStock
    Festas de rua improvisadas são fáceis de encontrar na capital holandesa na véspera de Ano Novo, mas há festas organizadas em praticamente todo grande espaço público, incluindo Rembrandtplein, Nieuwmarkt, Museumplein e a Praça do Dam. Há exibições de fogos em diversos locais, que são melhor observados das pontes da cidade; depois que eles terminam, os festeiros seguem para clubes para beber, ouvir música ao vivo e dançar até o sol nascer.
  • Reykjavik
    Reykjavik
    ThinkStock
    Com apenas quatro horas de luz diurna no final de dezembro, os moradores da capital mais setentrional do mundo gostam de festejar como ninguém mais. A véspera de Ano Novo começa com fogueiras comunitárias (elas simbolizam a queima dos problemas do ano passado) ao redor das quais as pessoas cantam, dançam e tocam música. Enquanto isso, fogos de artifício se acendem em cada esquina da cidade graças às restrições oficiais bastante relaxadas. Com o aproximar da meia-noite, as multidões se reúnem ao redor de marcos urbanos como o Perlan e a igreja de Landakotskirkja, para ter as melhores vistas da exibição oficial de fogos de artifício e da cidade, e depois disso rumam para bares e clubes. Às 5 da manhã você verá muita gente matando a ressaca com cachorros-quentes ou em passeios até as fontes térmicas.
  • Miami Beach
    Miami Beach
    ThinkStock
    Com sua vida noturna de classe internacional, Miami é um lugar ideal para as comemorações de Ano Novo: oferece celebrações gratuitas, VIPs e tudo o mais entre elas. (Para não falar na temperatura média de 24 graus.) As festas no Bayfront Park, no centro da cidade, começam às 20 horas e incluem danças e fogos à meia-noite; em South Beach, o Lummus Park na Ocean Drive oferece uma festa das 21 hs às 2 da manhã, que inclui música ao vivo e fogos. Para os mais festeiros, os hotéis luxuosos de Miami oferecem eventos exclusivos com artistas famosos, bares liberados e fogos particulares para começar o ano.
  • Cidade do Cabo
    Cidade do Cabo
    ThinkStock
    As comemorações de Ano Novo ocupam três dias nessa vibrante cidade sul-africana. Na véspera de Ano Novo, o Victoria & Albert Waterfront abriga um concerto e exibição de fogos à meia-noite (os festeiros espertos fazem piqueniques e festas na Table Mountain para ter uma visão sem obstáculos dos fogos), e o Carnaval de Ano Novo em Victoria Falls inclui um trem com tema de carnaval e música ao vivo. No dia de Ano Novo e no dia 2, milhares de pessoas vão às praias, e o Menestrel do Carnaval da Cidade do Cabo desfila pelo centro, com 10 mil artistas dançando e cantando nas ruas, uma tradição que remonta ao comércio de escravos no século 19.
  • Bangkok
    Bangkok
    ThinkStock
    Os moradores estrangeiros que vivem nesta metrópole pujante se reúnem para as festas de Ano Novo, cujo elemento central é uma reunião maciça na Central World Square. A multidão chega a centenas de milhares de pessoas e a diversão inclui um espetacular show de luzes, concerto ao vivo e telões que projetam comemorações de todo o mundo. À meia-noite, é claro, uma série de fogos de artifícios ilumina o rio. Depois a festa continua nos clubes noturnos e nas animadas cervejarias que há em todas as ruas.
  • Oahu
    Oahu
    ThinkStock
    Esta ilha do Havaí oferece diversas atividades de Ano Novo em um cenário maravilhoso. No centro de Honolulu, a festa de Ano Novo na Torre Aloha começa às 19 horas e vai até as 2, apresentando música ao vivo, danças e fogos de artifício. Também há um show de fogos na praia de Waikiki, em um ambiente bem mais tranquilo. Em West Oahu, o Wet 'n' Wild Hawaii oferece uma comemoração diurna para famílias, que termina com fogos de artifício depois do anoitecer.