OPINIÃO
13/10/2015 19:40 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02

Desvendando mitos: Nem todo vegetariano é magro

Apenas ser vegetariano não faz ninguém saudável, muito menos magro. Mesmo os vegetarianos precisam prestar atenção no que comem e fazer uma alimentação equilibrada

Shutterstock / YanLev

Um dos grandes mitos quando o assunto é vegetarianismo tem a ver com peso corporal.

Ou vai dizer que você nunca falou (ou ouviu alguém dizer) que "todo vegetariano é magro"?

Mas afirmações desse tipo não passam de lenda. Um corpo magro não está relacionado ao consumo ou não de alimentos de origem animal. E, sim, existem muitos vegetarianos com excesso de peso.

É claro que, entre os vegetarianos, a proporção de pessoas acima do peso é menor do que entre o resto das pessoas. Mas existe um fator principal que explica o porquê disso.

A maioria das pessoas que decide se tornar vegetariana tem preocupação e cuidado com a alimentação e, assim, a quantidade de vegetarianos com uma alimentação equilibrada é maior do que no resto da população.

Mas, como dito, muitos vegetarianos estão acima do peso. E isso acontece porque muitos mudam a dieta sem orientação de um especialista, e acabam fazendo trocas equivocadas e montando pratos ricos em gorduras e calorias vazias.

A grande maioria das calorias responsáveis por fazer alguém ficar acima do peso não vêm das carnes, e sim de alimentos como doces, frituras, carboidratos simples e etc - e a maioria deles são "permitidos" em uma dieta vegetariana - como os queijos, chocolates, salgados fritos (como bolinho de queijo), e muitos, muitos mais!

Um exemplo prático: se um vegetariano almoça uma pedaço de lasanha quatro queijos de 250g e uma salada de folhas e tomates, ele ingere cerca de 345 calorias, 5g de fibras e incríveis 23g de gorduras (sendo 12g de gordura saturada).

Um não-vegetariano, se almoçar uma colher de arroz, duas conchas de feijão, um bife grande grelhado e uma salada de folhas e tomate, ingere 480 calorias, 8g de fibras e 9,11g de gorduras (sendo "apenas" 3,4g de gordura saturada).

Apesar do prato vegetariano ser menos calórico, ele têm muito mais gordura - em especial, o que é pior, gordura saturada.

É claro que a intenção deste post não é desestimular o vegetarianismo, ou dizer que a dieta vegetariana não é boa para emagrecer. Pelo contrário! É para mostrar que apenas ser vegetariano não faz ninguém saudável, muito menos magro.

Mesmo os vegetarianos precisam prestar atenção ao que comem e fazer uma alimentação equilibrada - se possível com acompanhamento de uma nutricionista.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: