OPINIÃO
07/05/2015 17:38 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Por que ninguém comenta no meu blog?

Se você é blogueiro ou pensa em criar um blog de conteúdo relevante, acho que você deveria se preocupar com alguns pontos.

Turtie Needs Work mini-comic. That series alone justifies getting a Google+ account. Steve is also responsible for Cat Rackham which I also bought and which is also great. UPDATE 2013: Steve is also part of the amazingly talented team behind Cartoon Network's Adventure Time." data-caption="Steve's table was my first stop at SPX, mere minutes after the expo floor opened. I wanted to make sure that I got a copy of his Turtie Needs Work mini-comic. That series alone justifies getting a Google+ account. Steve is also responsible for Cat Rackham which I also bought and which is also great. UPDATE 2013: Steve is also part of the amazingly talented team behind Cartoon Network's Adventure Time." data-credit="pugg71/Flickr">

Blogueiros sempre sentem uma espécie de paranoia em relação a comentários. Todos sonham com milhares de comentários a cada post publicado. Eu tenho uma visão pessoal sobre isso. O primeiro ponto que surge é se a preocupação é maior com o número ou com a qualidade dos comentários. Isso pode fazer a diferença. No entanto, de forma geral, se você é blogueiro ou pensa em criar um blog de conteúdo relevante, acho que você deveria se preocupar com os seguintes pontos:

1. Não seja um mero reprodutor de conteúdo.

Apresente o seu ponto de vista. Você pode citar um determinado conteúdo, mas acrescente o seu pensamento e análise. Seja instigante. Uma dose de polêmica é sempre bem-vinda.

2. Evite ser generalista ou superficial.

Tente ser mais específico sobre o que escreve. Coloque alguma informação diferenciada ou exclusiva. Uma dose de profundidade é sempre desejável.

3. Não seja chato.

Escreva de forma bem pessoal. Pense numa conversa de bar tomando um chope. Vejo muito blogueiros escrevendo na terceira pessoa e de forma quase institucional. Isso não funciona e é muuuito chato. Os leitores conhecerão você e como pensa através da forma que escreve.

4. Não seja assertivo o tempo todo.

As pessoas querem conhecer a sua visão sobre determinado assunto, mas também gostam quando se deparam com perguntas sem respostas, incentivando que elas se posicionem e comentem a respeito. A blogosfera é um ótimo ambiente para debate e discussão, portanto provocar a troca de opiniões é sempre legal.

5. Faça referências.

Um dos grandes lances de qualquer post em blogs é a capacidade de se inserir links (no meio do texto) para outros posts relevantes. Isso deve ser usado com frequência e vai dar ao leitor um conteúdo variado ao redor do tema. Incluir links para outros blogs também é muito desejável.

6. Estabeleça uma frequência de publicação.

É muito interessante que os seguidores do blog tenham na cabeça a frequência de publicação de seus posts. Isso cria rotina e expectativa. Não é preciso que você publique todo os dias, mas pelo menos uma vez por semana é desejável.

7. Tamanho não é documento.

Esta é uma pergunta constante: Qual deveria ser o tamanho típico de um post? Não existe resposta certa para isso. O correto é que o post tenha conteúdo relevante, seja objetivo e não encha linguiça. Tempo é algo precioso e o leitor vai procurar sempre os blogs de leitura rápida e objetiva.

8. O primeiro parágrafo é o segredo de qualquer post.

É na leitura das primeiras linhas que os leitores decidirão se vão ler o post inteiro ou não. Portanto, capriche nas primeiras linha e dê uma boa ideia do tema a ser tratado. O primeiro parágrafo funciona como isca do post inteiro.

9. Entre na conversa.

Se as pessoas postam comentários relevantes no blog, então estabeleça uma conversa com elas. Essa é uma ótima oportunidade de trocar percepções e experiências, além de conversar com pessoas que nem sempre você conhece.

10. Comente em outros blogs.

Faça parte do mundo da blogosfera. Acesse outros blogs, publique seus comentários lá, conheça pessoas com pensamentos diversos dos seus, faça referência ao seu blog, ou seja, estabeleça uma rede de relacionamento. Esse é o conceito básico do mundo das redes sociais. Além disso, como bônus, você trará mais tráfego para o seu blog.

Os 10 pontos acima são coisas que aprendi nos meus anos de blogueiro. Existem muito mais recomendações, cada um tem que construir a sua própria experiência e aprendizado, afinal não existe uma fórmula mágica.

Saiba mais sobre blogs, marketing e comunicação no meu blog A QUINTA ONDA