OPINIÃO
16/05/2014 08:06 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:36 -02

13 destaques (entre mais de mil atrações) da Virada Cultural neste fim de semana

SÁBADO

1. Jorge Mautner, 18h - Sesc Ipiranga

O lânguido cantor que já venceu um Prêmio Jabuti e lançou um airoso CD com Caetano se apresenta alternando música e bate papo sobre seu último livro O Filho do Holocausto.


2. Velhas guardas, 19h - Praça da Luz/20h30 - Sesc Belenzinho

Uma das mais atuantes velhas guardas musicais das escolas de samba paulistanas, o grupo que representa a centenária Camisa Verde e Branco comanda um bom samba na Luz. Já os guardiões da Portela, conduzidos pelo presidente de honra da escola, Monarco, apresentam no Sesc Belenzinho sambas que marcaram a história da Majestade do Samba.


3. Werner Herzog e Pina, 21h/23h - Sesc Vila Mariana

2014-05-14-pina.jpg

O documentário Caverna dos sonhos esquecidos do sempre sensível Werner Herzog tem exibição em 3D ao ar livre, assim como o delicado Pina, de Wim Wenders. Imperdível. Dica: chegue cedo e leve um documento para retirar fones de ouvido e óculos.


4. O Cisne com Ana Botafogo, 21h30 - Vale do Anhangabau

2014-05-14-cisne.jpg

Com a bailarina Ana Botafogo e coreografia do russo Michael Fokine, o espetáculo é destaque supremo na programação de dança da Virada.


5. Uriah Heep, 23h - Avenida São João

Mesmo que a banda se apresente com nova formação (em relação à original, de 1969), vale a pena ir só para ouvir o som clássico do rock dos anos 1970, "Easy Livin'".


6. Kafka por Denise Sotklos, 23h30 - Pátio do Colégio

2014-05-14-denise.jpg

A adaptação do kafkiano Carta ao Pai a cargo da conceituada Denise Stoklos é uma das estrelas da programação teatral da Virada.


7. Kubrick e Felini, 0h - Museu da Casa Brasileira/Sesc Ipiranga

2014-05-14-shining.jpg

À (sugestiva) meia noite, o clássico de terror de Stanley Kubrick, O Iluminado (ou aquele das gêmeas no corredor), ganha exibição na cidade, no MCB. Simultaneamente, o Sesc Ipiranga exibe o premiado Amarcod, de Fellini, a céu aberto.

DOMINGO

8. Zé Celso, 0h - Teatro Oficina

2014-05-14-celso.jpg

O ícone antropofágico do teatro brasileiro se apresenta in concert, ao lado de um piano, tocando e trocando ideias com o público.


9. Mark Farner, 1h - São João

Farner é vocalista e guitarrista da banda Grand Funk Railroad, que fez sucesso nos anos 1970. Vale para ouvir clássicos da banda como "We're an american band", "Some kind of wonderful" e a ótima versão de "The locomotion".


10. Jeneci e Mombojó, 2h/ 2h30 - Rua Libero Badaró/Sesc Pinheiros

Como sempre, a música contemporânea está bem representada por inúmeros artistas na programação, mas destaco Marcelo Jeneci na Libero Badaró e a banda recifense Mombojó no Sesc Pinheiros, ambos na madrugada de domingo.


11. Martinho da Vila e Pink Floyd, 23h/3h - Rio Branco

O que Martinho da Vila tem a ver com Pink Floyd? Ambos terão seus álbuns clássicos interpretados ao vivo. Canta canta, minha gente ganha versão de Otto e The Dark Side of the Moon, da banda Cidadão Instigado.


12. Paulinho da Mocidade e Nelson Sargento, 4h/11h - Largo General Osório/ Estação da Luz

Pra quem gosta de samba-enredo mesmo fora da época de carnaval (sim, nós existimos), tem apresentação de Paulinho da Mocidade, intérprete e um dos autores de "Sonhar não custa nada! Ou quase nada" - samba que deu o vice-campeonato à Mocidade em 1992 e considerado um dos melhores da história. O mangueirense Nelson Sargento também faz parte da programação Virada, e uma fonte que entende do assunto garante que ele irá cantar "Cântico à Natureza", um dos mais belos sambas da Mangueira.


13. Chefs na Rua, 8h - 18h - Minhocão

2014-05-14-minhocao.jpg

O Minhocão recebe as já tradicionais barraquinhas do evento Chefs na Rua o dia todo. Tem pratos de restaurantes como Obá, Dona Onça, Maria Brigadeiro e Suri (este último do qual esperamos um delicioso ceviche).

OBS.: Menção honrosa para este primoroso evento: Exposição Internacional de Gatos de Raça, às 10h do domingo no Club Homs.