OPINIÃO
11/04/2014 12:06 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:23 -02

Envelhecer é recomeçar

Sabemos como não é fácil esta etapa da vida. Para as mulheres é uma etapa realmente difícil. Por outro lado não estamos sozinhas, estamos livres.

Getty Images

Tenho postado vários textos sobre envelhecer. Sabemos como não é fácil esta etapa da vida. Para as mulheres é uma etapa realmente difícil.

Uma época em que vem a menopausa e com ela todos os problemas da falta de hormônio. Tudo parece mais cansativo, engordamos, cabelos brancos, rugas, pálpebras caindo, pele ressecada. Precisamos de óculos para enxergar de perto, mas Deus é sábio. Não enxergamos de perto para não vermos a marca do tempo no nosso rosto.

Para quem tem filhos: estes se vão. Estudar fora, casam ou querem morar sozinhos. Síndrome do ninho vazio. Para uma mulher que tem um companheiro é triste, mas para uma que está sozinha é mais triste ainda.

Por outro lado não estamos sozinhas, estamos livres.

Geralmente nessa época estamos aposentadas, então acordamos a hora que queremos, limpamos a casa se quisermos. A gente faz o que tem vontade de fazer. Finalmente o controle da TV é nosso. Não temos que passar aquela roupa chata e nem fazer o almoço de domingo. Só quando os filhos chegam de visita.

Podemos sair, viajar, passear ou apenas sentar num bar com as amigas e rir, contar histórias engraçadas de nossa juventude. Vamos finalmente fazer aquele curso que todos criticavam e, mesmo dando errado, não terá ninguém para nos criticar.

Podemos aproveitar essa etapa da vida. A velhice que pode ou não ser boa, vai depender de como encaramos. Podemos entender que não existe cedo ou tarde para sermos felizes, que não existe tempo certo ou errado, que a vida não oferece promessas nem garantia.

Podemos nos sentir velhas, mas também podemos ser velhas com energia para gastarmos com coisas boas que ainda nos resta pela frente, e com a sabedoria que adquirimos ao longo da vida.

Basta ter vontade de começarmos. As possibilidades e oportunidades estão aí, é só pegarmos.