OPINIÃO
27/11/2014 15:28 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Troque o Black Friday pelo Giving Tuesday

A ideia do movimento é que a doação seja vista como uma forma de retribuir à sociedade de diversas formas, seja com seu tempo, algum ato de generosidade, recursos técnicos, produtos que não usa mais ou novos, comida a alguém com fome, sangue, doação de órgãos, dinheiro ou qualquer forma de oferecer sem pedir nada em troca.

Samantha Chesler Leiman via Getty Images

O Brasil importou o Black Friday, data em que consumidores alucinados saem para adquirir qualquer produto para não perder o desconto, mas trouxe também o Dia de Doar, nos EUA chamado de Giving Tuesday. Um balanço ao gasto destemperado onde, ao invés de possuir, você é convidado a oferecer. Pelo segundo ano no Brasil, o evento acontece no dia 2 de dezembro.

O dia de Doar começou nos Estados Unidos, mas está hoje em nove países, em parceria com a Fundação das Nações Unidas. A ideia do movimento é que a doação seja vista como uma forma de retribuir à sociedade de diversas formas, seja com seu tempo, algum ato de generosidade, recursos técnicos, produtos que não usa mais ou novos, comida a alguém com fome, sangue, doação de órgãos, dinheiro ou qualquer forma de oferecer sem pedir nada em troca.

No Brasil, a intenção é principalmente alavancar a doação em dinheiro, já que a cultura do doar no país ainda é muito incipiente. Existem poucas pesquisas que analisam o cenário de doação no mundo, entre elas o World Giving Index, um relatório mundial sobre doações que coloca nosso país, segundo os dados de 2014, na 71ª posição de 135 países.

A doação em dinheiro é importante para fortalecer as ONGs e dessa forma, a sociedade como um todo. É a partir de muitas delas que se efetua o controle social (quando o cidadão participa da gestão pública fiscalizando e monitorando, como no caso da Minha Sampa, Transparência Brasil e outras). Além disso, diversas ONGs dão suporte a grupos minoritários muitas vezes esquecidos, como quilombolas e índios.

Organizações e pessoas podem se inscrever no Dia de Doar contando que tipo de ação promoverão na data. A Okena é uma empresa que trabalha com serviços ambientais e vai apoiar o projeto Prato Cheio. Para cada real doado por um funcionário, a organização colocará mais um real. A Liga Solidária, organização com programas socioeducativos, irá divulgar a campanha online.

Eu doo mensalmente a duas organizações que acredito, mas especialmente na data cortarei meu cabelo para doar para o Graac: ele contribuirá com a melhora da autoestima de uma criança, com uma nova peruca.

Doação é uma forma de reconhecimento da importância de algumas pautas sociais, de forma a legitimá-las. Aproveite a data e escolha sua causa.

Sugestão para encontrar sua causa: thinkandlove.com.br

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

VEJA TAMBÉM NO BRASIL POST:

Galeria de Fotos Problemas enfrentados pelo consumidor na Black Friday Veja Fotos