OPINIÃO
24/04/2014 16:24 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:23 -02

Design para Sustentabilidade

Será que tudo que é oferecido hoje no mercado tem real utilidade? Traz benefícios para nosso dia a dia? E afinal, o que isso tem a ver com Sustentabilidade?

Getty Images

Este ano, fiz um curso de design thinking, uma abordagem que vem sendo utilizada em todos os setores, e que venho acompanhando há algum tempo. Ela traz um novo olhar sobre o papel do design, para além da estética e funcionalidade: tem como foco principal a experiência do usuário e o valor que aquela solução gera, seja um produto, serviço ou processo.

A lógica do valor percebido é fundamental quando pensamos na real contribuição de um produto ou serviço para a nossa vida. Será que tudo que é oferecido hoje no mercado tem real utilidade? Traz benefícios para nosso dia a dia? Lembro-me de uma amiga que falava para os universitários não gastarem seus neurônios para desenvolver o 14º tipo de maionese e sim pensarem em como resolver problemas mais urgentes e relevantes do mundo. Nada contra maionese, pelo contrário. Mas de fato, pensando em prioridades, a décima quarta variedade do produto é (bem) menos importante que problemas como qualidade de educação, acesso a serviços básicos de saúde, moradia, transporte, enfim, a lista de desafios é enorme.

Design thinking é uma abordagem multidisciplinar voltada para a resolução de problemas. Seja para criar uma nova empresa, rever processos de uma multinacional ou resolver questões complexas como geração de empregos e acesso à água potável em regiões desérticas, a perspectiva do valor gerado para o usuário é fundamental para mudar a forma como encaramos os desafios e para oferecermos soluções que, de fato, transformem positivamente nossa vida.

Tudo começa com uma pergunta. Qual é, na essência, o problema que precisamos resolver?

Existem diversas metodologias para nos ajudar a chegar a esta pergunta. A partir daí, existem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para estimular e organizar as informações e ideias e desenhar soluções inovadoras.

E afinal, o que isso tem a ver com Sustentabilidade? Tudo! Sustentabilidade é uma visão de mundo mais abrangente e interdependente, que procura olhar para a complexidade do todo. Para enfrentar os desafios que temos hoje, é preciso muita criatividade, inovação e, porque não, design. Um grande exemplo é a Embrace, uma incubadora portátil pensada para lugares remotos com pouca infraestrutura e baixa renda e, como isso, reduzir mortes e sequelas em crianças que nascem prematuras.

Para quem se interessar sobre design thinking, vale assistir ao TED do Tim Brown, CEO da Ideo, consultoria americana referência nesta abordagem.

Ótima fonte de inspiração para enfrentarmos os desafios que temos pela frente!