OPINIÃO
01/12/2014 10:49 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Dia de Agradecer

Bruce Ayres via Getty Images

Encontrar a família e agradecer por todas as coisas boas que aconteceram durante o ano. Isto é o Thanksgiving, feriado mais popular da sociedade americana. Na semana passada, 38,7 milhões de pessoas viajam 80km ou mais para estar com os familiares durante a celebração do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Tudo começou exatamente aqui em Plymouth, Massachusetts, onde em 1621 houve uma grande colheita de milho no verão, terminando uma temporada de safras ruins, especialmente em função do inverno rigoroso. A festa de celebração da colheita foi marcada para o outono, onde foram servidos patos, perus, peixe e milho. Os imigrantes sentaram-se junto com os índios e assim iniciou-se a tradição.

É bem verdade que os ingleses que aqui chegaram já traziam a celebração em suas bagagens. Podemos voltar até o período de Henrique VIII para buscar exatamente as origens. Entretanto, foi a região da Nova Inglaterra o berço da moderna noção da celebração que se tornou regular na região por volta de 1660 e se espalhou por todos os estados do país.

A mesa típica remonta também ao passado, com pães, abóboras, purês, nozes e maçãs. Não falta também concord grape, blueberry e cranberry. A idéia é realizar a celebração com alimentos tipicamente norte-americanos, ligados ao valor da terra e do trabalho, simbolizados pela fartura da colheita. A idéia do peru como prato principal explica isso, pois a ave consegue alimentar um número maior de pessoas do que um pato, galinha ou frango.

Desde Harry Truman, em 1947, é tradição que o Presidente "perdoe" dois perus por ano, como fez Obama este ano. Enquanto isso, outros 50 milhões serão consumidos pelas famílias americanas nesta data, afinal 88% dos norte-americanos mantém-se fiéis ao hábito tradicional deste prato principal desde o século XVII.

A tradição alcançou o calendário de outros países, como o Brasil, onde o Presidente Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças na quarta quinta-feira de novembro, assim como nos Estados Unidos. Vemos comemorações semelhantes no Canadá, Reino Unido, Alemanha e inclusive no Japão. Entretanto, mais importante do que assistir ao desfile da Macy's ou as partidas de futebol americano, é importante separar esta data para de alguma forma agradecer ao lado da família todos os bons acontecimentos do ano. Afinal de contas, podemos até nos esquecer, mas no geral a vida nos dá muito mais motivos para sorrir e devemos ser gratos por isso.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

TAMBÉM NO BRASIL POST:

16 maneiras de aumentar sua felicidade