OPINIÃO
14/03/2016 15:13 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:40 -02

Corruptores da Juventude

O acusador, cidadão comum e defensor dos poetas, nos lembra nosso cidadão médio que urra contra a corrupção sem nunca ter feito "o mínimo caso dessa questão". Esse cidadão médio, abonado apenas quanto aos bens materiais, não percebe que educando seus filhos a fazer o mal - e sendo o exemplo dessa conduta! - só receberá o mal.

Disso tudo que vem acontecendo no país, o que mais ocupa meus devaneios é imaginar como devem se sentir os filhos dos fascistas.

Se entendem um pouco da situação, devem se sentir extremamente constrangidos, decepcionados e frustrados com os pais ao vê-los com a camisa da seleção indo pra av. Paulista ou a shoppings aos domingos ir prestar um papelão esdrúxulo - e sendo filmados para a história não esquecer. Imagino as grosserias, os raciocínios enviesados, os argumentos torpes, a truculência da retaliação que sofrem ao expressarem algo diferente do dito pelos pais.

Outros, que não conseguiram escapar da pobreza intelectual, da miséria histórica, do fanatismo lunático e da torpeza midiática, vão alegres com os pais, tal qual inocentes úteis, servir como massa de manobra de uma elite e de um discurso perverso.

Uns, talvez, venham a perceber num futuro como foram manipulados e, com tristeza, sentirão pena da estupidez paterna. Mas muitos outros, a maioria talvez, irá reproduzir esse discurso ignorante e violento até o fim da vida. Nada os tocará a ponto de abrir uma reflexão sobre o que acontece hoje, afinal, serão beneficiários do golpe que se avizinha. Ou não.

A gente pensa que já viu de tudo, mas o post de uma mãe ressaltando ideias criminosas, fascistas, no próprio filho, é triste e lamentável.

Publicado por Jandira Feghali em Domingo, 13 de março de 2016

Como não lembrar da passagem de A Defesa de Sócrates, de Platão, em que o filósofo ateniense rebate a acusação, levantada por Meleto, de que ele corrompia a juventude?

"- Por Zeus, Meleto, dize-nos mais uma coisa; é melhor habitar entre cidadãos prestimosos ou entre daninhos? Meu caro, responde; minha pergunta é facílima! Não é verdade que sempre os daninhos acabam fazendo mal a quem está perto, e os prestimosos algum bem?

- Decerto.

- Haverá, então, quem queira receber de seus companheiros antes danos que

benefícios? Responde, bom homem; a lei manda que respondas. Há quem prefira o dano?

- Não, é claro.

- Adiante. Trouxeste-me aqui como alguém que corrompe e perverte a mocidade por querer ou sem querer?

- Por querer, ora essa!

- Como assim, Meleto? Tu na tua idade me superas tanto a mim na minha, que tu sabes que os maus sempre acabam fazendo algum mal a seus mais próximos e os bons algum bem, e eu sou tão ignorante que nem mesmo sei que, se tornar malfazejo alguém do meu convívio, me arrisco a receber dele algum dano? E, segundo dizes, tamanho mal eu o faço por querer? A mim não me convences disso, Meleto; nem creio que convenças outra pessoa. Não; ou não corrompo, ou, se corrompo, é sem querer; numa suposição como na outra, estás mentindo. Se, porém, corrompo sem querer, a lei não manda trazer-me aqui por semelhante erro involuntário, mas tomar-me de parte, ensinar-me, ralhar comigo; evidentemente, depois de aprender, deixarei de fazer o que sem querer ando fazendo. Tu, porém, evitaste, não estavas disposto a ajudar-me com teus ensinamentos e me trouxeste aqui, para onde a lei manda trazer quem precisa de castigo e não de lições. Ora, Atenienses, está demonstrado o que eu dizia: Meleto jamais fez o mínimo caso dessa questão."

O acusador, cidadão comum e defensor dos poetas, nos lembra nosso cidadão médio que urra contra a corrupção sem nunca ter feito "o mínimo caso dessa questão".

Esse cidadão médio, abonado apenas quanto aos bens materiais, não percebe que educando seus filhos a fazer o mal - e sendo o exemplo dessa conduta! - só receberá o mal.

Pobres desses jovens.

Me parte o coração.

LEIA MAIS:

- 'Escrever é um gesto político'

- A 'Revolução Feminista' já está acontecendo. E não vai parar

Também no HuffPost Brasil:

Galeria de Fotos Pacote anticorrupção do governo Dilma Veja Fotos