OPINIÃO
21/05/2015 13:52 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

A polêmica do red carpet

2015-05-20-1432086153-9207790-ritaora.jpg

Na última segunda-feira (18), escrevi sobre o abuso de transparências e fendas que hoje em dia há nos red carpets das premiações mundo afora. Talvez não tenha me expressado com tanta clareza, já que os comentários foram mais sobre eu ser recalcada, machista e outros adjetivos. Sou fã das lindas mulheres. De Jennifer Lopez, Rita Ora (foto acima) e outras musas com corpos esculturais. E quem dera se eu tivesse um corpanzil daqueles!

O que quis ressaltar é que o tapete vermelho é um momento de glamour, importante para a moda, pois é lá onde as tendências vistas em desfiles se tornam mais próximas do grande público, já que as celebridades possuem esse poder de ditar a moda. Gostaria de ver mais looks criativos serem usados pelas mulheres famosas, para a cultura de moda ser mais disseminada. 

Eventos mais pop, como o Billboard Music Awards, possuem um maior risco de encontrarmos looks mais ousados como o de J.Lo. Por outro lado, no Festival de Cannes, evento mais tradicional, os apreciadores de moda podem tirar mais proveito ao ver looks exclusivos dos grandes costureiros.

E, falando em Cannes, o tradicional pode também ter seu lado cruel. Vocês viram que algumas mulheres foram impedidas entrar no evento por não usarem salto alto? Parece que red carpet e polêmica sempre andam juntos...

VEJA TAMBÉM:

  • Björk, em 2001
    ASSOCIATED PRESS
    Inesquecível. O mais legal é que o vestido, desenhado por Marjan Pejoski, foi para um leilão beneficente organizado pela Oxfam — uma ONG que busca soluções para a pobreza.
  • Cher, em 1986
    Julian Wasser via Getty Images
    Pensou que fosse à fantasia e foi de passarinho. E não foi somente neste dia. A cantora tem em sua história muitos looks que não agradaram. Esse vestido foi feito pelo estilista californiano Bob Mackie, conhecido como "o homem por trás dos vestidos extravagantes de Cher".
  • Gwyneth Paltrow, em 2002
    Iris via Getty Images
    Não dá pra desviar o olhar dos peitos que parecem livres, leves e soltos — mas não estão. E o vestido (pasmem!) é da Calvin Klein. Em entrevista à Vogue, a atriz disse que escolheu o modelo porque "queria desaparecer". Acho que o efeito não foi bem esse...
  • Jennifer Lopez, em 2010
    Steve Granitz via Getty Images
    Tem... alguma... coisa... pro lado... O pior é que o vestido, da grife Armani Privè, seria lindo sem esse excesso de tecido, né?
  • Juliette Binoche, em 1997
    Jeffrey Mayer via Getty Images
    Também achou que era à fantasia e foi de vampira. Maaaas foi com esse look meio estranho, assinado por Sophie Sitbon, que Juliette recebeu o título de melhor atriz coadjuvante pelo filme 'O Paciente Inglês'. Palmas.
  • Mena Suvari, em 2012
    ASSOCIATED PRESS
    Quis imitar a Björk, mas esqueceu da cabeça do bicho. Ops! Eeeeee o vestido é de Romona Keveza.
  • Celine Dion, em 1999
    ASSOCIATED PRESS
    Errou a festa. Ou o modelito. O smoking branco invertido, desenhado por John Galliano, deu o que falar. Celine se transformou numa das personalidades mais faladas na história daquela cerimônia.
  • Faye Dunaway, em 2007
    Frazer Harrison via Getty Images
    Será que ela conseguiu caminhar? Não importa. Ela tem uma estrela na calçada da fama <3
  • Sally Kirkland, em 2007
    Kirkland
    É carnaval! Não, pera. Parece mentira, mas a inspiração pro look foram toureiros espanhóis e o grupo Loco Mia dos anos 1980 (!!!!)
  • Livia Firth, em 2012
    Steve Granitz via Getty Images
    Papel crepom? Lençol? Não importa. Tem uma linda explicação: Livia Firth, que é dona da loja Eco Age, em Londres, havia topado o desafio de usar apenas looks sustentáveis no tapete vermelho. Ficou menos bizarro agora?
  • Selma Blair, em 2002
    D. Kambouris via Getty Images
    Não há descrição possível para essa colcha de retalhos.
  • Uma Thurman, em 2004
    Carlo Allegri via Getty Images
    Escolheu um modelo Christian Lacroix, mas ficou parecendo que pegou a cortina de casa.
  • Whoopi Goldberg, em 1993
    KMazur via Getty Images
    Pelo menos o sapato está combinando com a calça. Ou macacão? Ou vestido? Parece que o modelito comprado em uma boutique de Beverly Hills é de outro mundo, né?
  • Julie Taymor, em 2011
    ASSOCIATED PRESS
    Combinou com a estatueta. Tá de parabéns!