OPINIÃO
04/06/2015 09:48 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:19 -02

Reabasteça plantando árvores

Em um ambiente degradado, urbanizado, geralmente sem árvores, a água da chuva ao entrar em contato com o solo, terá sua infiltração prejudicada, lixiviará os nutrientes e esse local possivelmente sofrerá com erosões; essa água escoará pela superfície do terreno. Mas, se o local for arborizado, ele terá condições de infiltrar a água da chuva e abastecer os lençóis freáticos.

weerapatkiatdumrong

Que plantar árvores contribui para o combate à emissão de CO2, isso todo mundo já sabe.

Mas não é só isso. Esta ação vai muito além dessa neutralização e favorece o ambiente em inúmeros pontos, como também no reabastecimento das bacias hidrográficas. O processo de plantar árvores não é um jogo que fica no 0x0 (só neutralizando o que poluímos). Vários serviços ecológicos estão anexados à essa ação e estão além de combater o CO2, como a proteção do solo, abrigo e alimento para fauna e condução da água até os lençóis freáticos.

E é sobre esse último que quero explorar. Reflorestar é uma ação que faz "nascer" água nas bacias. Sim... É isso mesmo que você acabou de ler: plante uma árvore e colha água! Em um ambiente degradado, urbanizado, geralmente sem árvores, a água da chuva ao entrar em contato com o solo, terá sua infiltração prejudicada, lixiviará os nutrientes e esse local possivelmente sofrerá com erosões; essa água escoará pela superfície do terreno. Mas, se o local for arborizado, ele terá condições de infiltrar a água da chuva e abastecer os lençóis freáticos, como se as árvores conduzissem a água até esses lençóis por meio de suas raízes, e também contribuirá dosando a quantidade de água que chegará aos leitos dos rios, o que pode ser um fator interessante no controle de enchentes, pois a árvore bebe 20% da água das chuvas e o restante ela devolve por meio de suas raízes.

Ou seja, as árvores são peças importantíssimas no ciclo hidrológico, desde a liberação de vapor de água para atmosfera, até a parte de infiltração e dosagem da água no solo. O reflorestamento, em áreas de preservação permanente, é de grande relevância por estar ainda mais vinculado a essa questão hídrica, porque esse plantio afetará positivamente a disponibilidade de água para população, por se tratar de áreas em encostas de rios, áreas de captação de água de chuva, em torno de nascentes e olhos d' água.

Diante do nível dos reservatórios, que baixou consideravelmente e tem causado racionamentos, falta de água e deixado a sociedade em alerta, vale ressaltar que podemos ajudar muito não só economizando energia elétrica e água, mas também "plantando" água.

Replante mudas e as proteja. Busque empresas que investem em projetos de reflorestamento. Compre com marcas que contribuem com o meio ambiente. Opte por sites que têm selo de sustentabilidade. Favoreça às ações que visam questões ambientais. Economizar água é só uma das alternativas, você pode contribuir mais com atitudes simples e de impacto positivo no mundo, inclusive, plantando árvore para colher água... é esse milagre que o cenário pede.