OPINIÃO
21/03/2014 18:13 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:12 -02

Pare de pensar, comece a comprar

Ninguém vai à Forever 21 para refletir. O design caprichado e o preço amigo convida ao impulso. As meninas só querem se apaixonar por algum item moderninho. Realizar o sonho do look do dia. Pensar? Imagina!

Faz só uma semana que a primeira loja da rede Forever 21 abriu em São Paulo e neste período um sem número de posts e reportagens foi publicado sobre seus preços, filas intermináveis e a histeria das compradoras. A hashtag #forever21brasil no Instagram já acumula mais de 2.600 fotos, a grande maioria postada pelas meninas que bateram ponto no local em busca de uma pechincha fashion.

Confesso: ainda não me arrastei até o shopping Morumbi por medo da multidão e do provável rombo no meu orçamento. Dei um jeito de saciar a curiosidade através destas mesmas fotos e posts. Entre peças, preços e garotas carregadas de sacolas amarelas, um clique sempre se repetia: os degraus da escada entre os dois andares da lojas mostram frases engraçadinhos em inglês. Entre eles, a minha surpresa:

STOP THINKING, START SHOPPING. - em caps lock.

Galeria de Fotos Forever 21 Veja Fotos

Não é novidade que o coreano danado, dono da rede, é bom de marketing. Usa nas lojas todos os artifícios manjados - e eficientes - do varejo de moda: música alta e agitada, essências perfumadas, displays sedutores, lançamentos semanais de novos modelos. O que me espanta é como ele se deu a liberdade de sair da mensagem subliminar e estampar um dizer tão literal. Ofensivo, na minha opinião. Sem medo.

Pesquisei se na cobertura do lançamento havia alguma crítica à tal frase por parte das visitantes ou de jornalistas. Nada. Muitas se deram ao trabalho de fotografar peça por peça, etiqueta por etiqueta. Outras, mostraram detalhes da decoração e distribuíram elogios. A maioria estava eufórica. Puro encantamento.

O coreano não teve medo porque conhece seu público: ninguém vai à Forever 21 para refletir. O design caprichado e o preço amigo convida ao impulso. As meninas só querem se apaixonar por algum item moderninho. Realizar o sonho do look do dia próprio. Pensar? Imagina! Quem está preocupado em refletir, como eu, se segurou em casa.

Que o consumo desenfreado está criando uma geração de fashionistas desmioladas a gente já desconfiava. O que me assusta é uma empresa se posicionar escancaradamente com a mesma opinião diante do seu consumidor. E ai de quem pensar em alguma coisa além de "crédito ou débito". Keep calm and shop on.

LEIA TAMBÉM:

- 7 coisas que você precisa saber sobre a chegada da Forever 21 no Brasil (GIFS)

Galeria de Fotos Forever 21 chega ao Brasil! Veja Fotos