OPINIÃO
27/02/2014 16:00 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Um outro olhar para a conectividade em 2014 (INFOGRÁFICO)

O mundo está cada vez mais conectado, e a todo momento aparecem novos gadgets e aplicativos para manter as pessoas mais tempo online. De acordo com um infográfico desenvolvido pela agência Iska Digital (VEJA ABAIXO), as pessoas permanecem diariamente cerca de 6h03min em desktops e notebooks e 2h26min em celulares. Esses dados mostram a importância da internet na vida da população.

Entretanto, nem todos possuem uma visão tão otimista sobre a continuidade dessa aldeia global tão interconectada. A cool hunter e pesquisadora de tendências Carolina Althaler destaca a importância dos momentos offline, em que as pessoas desligam os aparelhos e aproveitam umas às outras. "Cada vez mais as pessoas buscam esse reencontro, procuram a capacidade de ter controle de todos os seus dados. As pessoas iam de um extremo ao outro da conectividade e agora começam a entender que não é porque você tem internet que você precisa estar online o tempo todo."

A pesquisadora também aponta a campanha "Pequenos gestos fazem uma grande diferença", da marca de produtos de limpeza Dettol, como uma indicação dessa inclinação. O vídeo questiona quando foi a última vez que as pessoas interagiram pessoalmente, mostrando personagens utilizando a internet, estando lado a lado. Assim, é sugerida a pulseira anticelular, que bloqueia o sinal dos aparelhos para as pessoas que a usarem. Em seguida, afirma que não é preciso esse adereço para se reaproximar do outro.

Carolina também afirma que devemos "perceber os vícios e passar a trabalhar menos plugados all the time." Muitas pessoas, de acordo com ela, deixam de realizar atividades em suas empresas quando não há internet no local, ainda que estejam criando apresentações offline.

A presença online gera a percepção da necessidade de se controlarem os dados criados e entender como eles podem ser usados, isso em seu próprio favor. Assim, entender a necessidade de se desligar um pouco da internet e das redes sociais é um fator que deve ser observado, a fim de haver menos interação virtual e mais real.

*

O infográfico: