OPINIÃO
13/03/2015 16:38 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Planejando o futuro profissional em cima do skate

arquivo pessoal

Quando se vive num lugar onde a maior referência é o traficante e o empreendimento que mais gera "emprego" é o tráfico, é extremamente necessário que os pré adolescentes e adolescentes tenham uma orientação profissional, que descubram que há um mundo de possibilidades "lá fora".

Então tive a ideia de convidar Valentina Medrano Coley, uma colombiana que veio estudar no Brasil e hoje faz doutorado em psicologia Social na USP-SP, para trabalhar essa questão com os Falcões do skate; Oficina de skate do Gerando falcões. Valentina, então criou um programa de "orientação profissional", em que abordará os seguintes temas:

Plano de carreira e empreendedorismo.

Para ter sucesso na vida profissional, é necessário estar bem resolvido familiarmente, sentimentalmente, espiritualmente, enfim... Usando a psicologia, Valentina, também vai tratar com cada aluno individualmente sobre essas áreas da vida, ou seja: o programa vai dar base psicológica, emocional, sentimental e profissional para os alunos.

Todos os domingos esses garotos e garotas tem uma área de lazer para andar de skate, ler livros e fazer poemas, e de graça. Sempre cobramos e acompanhamos o desenvolvimento de cada um na escola, se as notas estão boas, se estão se comportando bem. Agora o programa de orientação profissional torna esse trabalho ainda mais eficaz.

Minha infância e adolescência foram duras e confusas, por não ser orientado corretamente em algumas questões, a vida me ensinou da forma mais dolorida, e eu sei o quanto é importante fazer esse trabalho e o quanto isso vai afasta-los do tráfico, do roubo e do uso de drogas.

Incansavelmente, continuamos no trampo social com muito amor, e convido você, leitor, para entrar nessa luta e se apaixonar pelo poder da transformação. Dentro de nossas limitações, estamos fazendo da periferia um lugar melhor e não nos cansamos disso!

O Brasil precisa mudar, esses alunos fazem parte da mudança, eles serão os novos líderes no futuro e precisam de preparação. O trabalho é de formiguinha mas dá resultado.

Eu acredito no poder da transformação. E você?