OPINIÃO
26/03/2014 10:35 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:16 -02

O mundo encantado de Xavier e Marie Thomen (FOTOS)

Tive o grande privilegio de conhecer um pouco da vida e do mundo do carismático casal de artistas plásticos Xavier e Marie Thomen em Jeandelize, França. Um lugar especial, onde o velho e o novo convivem em harmonia perfeita.

Jeandelize é um lugar muito especial.

Provavelmente nunca alguém ouviu falar, porque o pequeno vilarejo com 400 habitantes fica totalmente isolado numa planície sem fim na região de Metz, na França.

Galeria de Fotos Jeandelize Veja Fotos

Neste ano, Lea Thomen, artista, dançarina e parceira minha de projetos de cinema, me levou para lá, para eu conhecer os seus pais. Assim, eu tive o grande privilégio de conhecer um pouco da vida e do mundo do carismático casal de artistas plásticos Xavier e Marie Thomen.

A velha fazenda da família, onde se "escondem", foi transformada em um jardim encantado, recheado de surpresas visuais. A cada canto que se passa, as esculturas de Xavier vão se encaixando perfeitamente na paisagem mágica criada por ele e Marie, e que tem como centro, a casa muito antiga, onde estábulos, cocheiras e galinheiros foram adaptados e transformados em aconchegantes salas e ateliês.

O velho e o novo convivem em harmonia perfeita e a vida dos dois se desenrola diariamente envolta por esta atmosfera impregnada de criatividade... Um sonho!

Dentro da casa, as paredes de 50 cm de largura abrigam peças de arte de vários artistas, como Alberto Meda e Konstantin Gcric. Mas quem domina mesmo os ambientes são os três gatos, cada um é dono de um canto especial da casa. Goji, o da foto, adora fazer poses.

A viagem no tempo e no mundo da fantasia só tem fim na hora da partida. Um lugar que dá vontade de ficar para sempre. Tenho certeza que logo mais voltarei!