OPINIÃO
12/02/2014 16:54 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:51 -02

A minha Berlinale #3 (FOTOS)

Photo gallery 64ª Berlinale See Gallery

A premiere de "Praia do Futuro" no Berlinale Palast foi uma grande festa brasileira, para um filme forte e envolvente. Lotado até o ultimo lugar disponível no teatro, a apresentação foi, antes de tudo, uma grande homenagem ao cineasta Karim Ainouz.

Carismático e sempre rodeado por muitos amigos, Karim é muito querido aqui em Berlim, onde mora já há algum tempo. A chegada dos atores Wagner Moura, Clemens Schick, Jesuita Barbosa e do próprio Karim, junto à vasta equipe de produtores associados, liderados por Georgia Costa Araújo e muitos dos colaboradores do filme, foi um espetáculo à parte. O filme e seu roteiro vão dar o que falar!

Mas o filme que me surpreendeu mesmo foi "O Homem das Multidões", de Cao Guimarães e Marcelo Gomes! A estreia, na última terça feira (11), na seção Panorama da Berlinale, para mim, foi um grande aprendizado cinematográfico. Inovador, o filme é um estudo sobre a solidão na cidade grande. Uma história "analógica" no mundo cada vez mais frio e digital de hoje!

Dirigido magistralmente e com muita sensibilidade por Guimarães e Gomes, seu formato de projeção é muito peculiar: quadrado! Quem for assistir vai se surpreender.

Alem disso, não faltaram jantares e festas. Fui em muitas, afinal de contas, cada premiere tem a festa que merece. E o Brasil é especialista nisto.

Amanhã tem mais.