OPINIÃO
01/11/2014 13:26 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

10 passos fáceis para transformar seus sonhos em realidade

Phil Boorman via Getty Images

Cerca de um ano atrás, eu acordava quando ainda estava escuro, todas as manhãs. Eu fazia uma série de rituais que eu sabia que me colocariam no caminho certo para a vida dos meus sonhos.

O único problema era - e esse era um grande problema - eu estava perseguindo o sonho errado. Na época, eu estava trabalhando como coach e pensava que iria escrever romances quando me aposentasse. Na verdade, eu escrevi isso a um amigo por email, há um ano: que eu iria escrever romances quando eu me aposentasse, e não muito tempo depois, meu negócio de coaching foi pelo ralo. Embora eu não pudesse apreciar isso naquele momento, minhas orações estavam sendo respondidas. O Universo sempre nos protege.

Parece até um disco quebrado. Existe algo que você diria a si mesmo que vai fazer mais "quando se aposentar?" Se for assim, então há uma grande possibilidade de que você deva arrumar mais tempo para fazer isso AGORA - e não em um tempo futuro, que pode ser que nunca aconteça.

Não há lugar para descanso final nesta vida enquanto você ainda estiver livre para dar uma volta por aí. É imperativo que nós aproveitemos agora, ao longo do caminho, ou perderemos toda a diversão em obrigações chatas.

Aqui estão 10 passos fáceis para transformar seus sonhos em realidade - hoje!

1. Qual é o seu sonho?

Pra ser sincera, esta é uma etapa mais complicada. Nós complicamos pra caramba isso. Pensamos: "Qual é o propósito da minha vida?" e, em seguida, começamos a suar frio.

Comece com as coisas mais fáceis. O que faz você se sentir bem? Você não precisa decidir tudo neste instante, mas comece a colecionar ideias na sua vida. Ideias que fazem você se sentir animado e entusiasmado com as possibilidades. Escreva algumas coisas. Basta ter algum tipo de registro, algo simples, de como seria a vida de seus sonhos.

Feche os olhos e veja quais imagens surgem. As imagens que me vêm à mente são cenas ensolaradas da natureza. Eu também gosto da ideia de alguém usando um suéter confortável enquanto toma café e sorri ao olhar seu laptop. (Esta sou eu agora.) Sou uma escritora, por isso estou agora empenhada em escrever todos os dias. Um dia eu vou ter minha própria casa de praia. E é só isso!

2. Decida e acredite.

Muitos de nós escolhemos um sonho delicioso para nós mesmos e, em seguida, começamos imediatamente a sabotá-lo furiosamente com uma lista de maneiras porque não pode, não vai, ou não deve dar certo. Pare com isso!

Se há uma palavra para conseguir decidir e acreditar ao mesmo tempo, e de uma só vez, essa palavra é compromisso. Você tem que se comprometer com o seu sonho. Não basta colocá-lo em uma caixa e fechar a tampa, para nunca mais ver a luz do dia. Você tem que tirá-lo e acariciá-lo... a cada... dia. Tire seu sonho de lá, brinque com ele, dê a ele um pouco de ar.

Decisão + Crença = Compromisso

Decida que você quer ver seu sonho acontecer. Sério. Acredite que vai e pode acontecer. De verdade. Esta é a receita mágica que dará a força necessária para que seu sonho se transforme em realidade. Se você não decidir e acreditar e, portanto, se comprometer, bem, então... como Henry Ford disse: "Se você acha que pode ou você acha que não pode - você está certo."

3. Liberte o medo.

Este próximo passo não é um evento único. É, provavelmente, algo que você vai ter que fazer mais e mais , cada vez que você perceber que está preso e parou de avançar no seu momentum.

Nós disfarçamos o medo usando como desculpa a logística o tempo todo: "Oh, eu não tenho tempo para ir atrás desse sonho. Eu preciso fazer dinheiro!" Claro que você tem. Então, levante-se mais cedo.

"Bom, como eu disse, eu não tenho tempo!" Claro que você tem. Então, levante-se mais cedo.

"Mas então eu estarei exausto!" Olha só. No ano passado, quando eu estava acordando cedo, foi uma batalha. Eu sempre achava que era um ato heroico arrastar minha carcaça mole para fora da cama tão cedo.

É tudo atitude. Desta vez, eu decidi que ia ser fácil e emocionante levantar cedo para escrever todos os dias. Eu decidi que não vai ser difícil. Eu decidi dormir o quanto for preciso, não ser tão dramática e nem fazer disso, acordar cedo, um sacrifício.

Escolha a atitude certa. Liberte o medo. Repita.

4. Faça algo!

Por Deus, finalmente, a parte em que você realmente FAZ o que deve ser feito.

Descubra o que você precisa FAZER para tornar seu sonho realidade. E daí vá e faça.

Todos os dias.

Para resumir a etapa quatro, aja diariamente.

5. Ame a si mesmo.

É muito fácil perder a trama no frenesi da vida diária. Vá mais devagar, pise nos freios e relaxe. Ouça.

Tire um tempo para ficar sozinho todos os dias - mais uma vez, de manhã cedo, se necessário - para refletir, ler, escrever e ouvir você mesmo pensar. Dê-se tempo e espaço para sentir seus sentimentos e organizar seus pensamentos, para que você possa entrar em contato com suas próprias necessidades e desejos de sua vida.

6. Use o sucesso alheio como inspiração.

Quando você notar alguém mais feliz, pratique dizendo a si mesmo: "Sabe o que mais? Eu quero isso também! Vou descobrir como e fazer isso acontecer comigo!"

Se quisermos que coisas boas aconteçam na nossa vida, temos que parar de julgar os outros de forma negativa pelas coisas boas que eles têm em suas vidas. Julgar e criticar os outros é uma perda de energia tola. Vou me arriscar a dizer aqui que as pessoas que julgam outras negativamente pelo seu sucesso, não percebem que fazem isso, ou não percebem que há algo de errado em fazer isso. Eu vi um comentário no Facebook outro dia que, basicamente, dizia que todas as pessoas ricas são ladras, mentirosas e gananciosas e que todas as pessoas pobres são generosas e elas dariam sua própria camisa. Bobagem. BOBAGEM. Esse é um exemplo de perda de energia. Bill Gates já doou $26 bilhões de dólares a causas filantrópicas. Eu prefiro imaginar todo o bem que o dinheiro do Bill faz pelo mundo afora do que gastar um segundo em considerar aceitar uma camiseta fedorenta de alguém.

Em vez de ser alguém que julga os outros, use os outros como inspiração na sua vida: veja o que você quer e descubra como fazer isso acontecer para você também. Quando você pinta todo mundo que é rico com o mesmo pincel (ruim), você estará repelindo dinheiro, como se fosse seu trabalho. O dinheiro não está imbuído de qualidades mágicas boas ou ruins. É apenas dinheiro. Ele ajuda você a viver confortavelmente. Aceite-o sem fazer juízos de valor bizarros.

7. Visualize os erros como lições, não uma desculpa para desistir.

Isso aconteceu comigo no ano passado, quando o meu negócio de coaching foi por água abaixo: eu entrei em pânico e, então eu desisti. O que foi bom, porque no fim eu percebi que coaching não era o meu sonho. Quando as coisas não vão bem, eu não pensei "isto é apenas um percalço no caminho, deixe-me corrigir isso." Em vez disso eu pensei em todas as horas e todos os dias que passei fazendo tarefas administrativas: as páginas web que desenvolvi, a tarefa excruciante de vender cópias escritas e os PDFs que eu tinha criado, e daí eu percebi que não era esse o meu sonho. Eu odiava isso.

Eu só gosto de escrever.

Eu não aprendi a lição de imediato. Em vez disso, eu passei muito tempo, dizendo: "ai de mim", e, em pânico sobre como fazer dinheiro, em pânico sobre encontrar trabalho, e gastando todo o meu tempo em pânico. No caso de não ter ficado claro: eu entrei em pânico.

Levei muito tempo para simplesmente ver meus erros como lições. Em vez disso, eu fiz tudo o que treinei outras pessoas para não fazerem. Como quando você comete um erro, não é uma reflexão sobre o seu personagem; são apenas dados sobre o que você deve fazer em seguida.

Finalmente, depois de quase um ano de pânico, seguido de lamentações, estou de volta!

8. Valorize as pequenas decisões.

A decisão de levantar-se cedo todas as manhãs é uma importante. As pequenas decisões acontecem todos os dias quando eu olho para o relógio. Eu me levanto ou fico na cama?

Cada pequena decisão, cada coisa e tudo que fazemos, importa.

Porque o que você faz determina em quem você se transforma. E quem você se transforma significa seu sucesso na realização de seus sonhos, ou seu fracasso. Escolha sabiamente.

9. Não deixe que os maus hábitos vençam.

É tão fácil culpar nossas pequenas vidas, nossas pequenas falhas crônicas, nossos maus hábitos. Somos sugados para o sofá com as maratonas de TV. Nós somos sugados para caixas de pizza e sacos de batatas fritas e alguns de nós (ahan) até adquirimos o hábito de tomar cerveja ou vinho, "para relaxar", quando as coisas ficam difíceis.

Em seguida, gastamos toda a nossa preciosa energia com BESTEIRAS, como tentar perder peso ou quebrar esses maus hábitos. O que você pensa sobre isso é o que você recebe. Se você gasta todo o seu tempo obcecado com seus maus hábitos, toda a sua vida vai ser uma tarefa de Sísifo de rolar a pedra até em cima do morro enquanto você resiste, seguido por um rolo compressor quando você se cansa e desiste.

E, sim, eu estou falando por experiência própria. Digo isto com a máxima bondade e respeito por mim e por você: COMECE A VIVER. Só quando os nossos hábitos ficam no caminho da vida de nossos sonhos que somos obrigados a jogar os hábitos, que agora são irritantes, na rua. Sonhe grande, aja, se preocupe com os seus hábitos algum outro dia, quando eles impedirem você de se levantar cedo.

Ah, e veja o passo 3: liberte o medo. Normalmente, nossos maus hábitos nada são além de uma tentativa morna de escapar do medo, mas já que mergulhamos na toca do coelho DENTRO do medo, quando fazemos coisas que são autodestrutivas como uma forma de fuga. Libere o medo, não tente anestesiá-lo; não funciona dessa forma.

10. Acreditem, o universo é nosso amigo.

Vou deixá-lo com esta frase:

"Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo."

- Paulo Coelho, O Alquimista

Tendo em conta esta frase, é possível resumir este post em três etapas: 1. Sonhe grande. 2. Aja de forma consistente. 3. Fique espantado em ver como o Universo conspira para ajudá-lo a alcançar seu sonho.

Gostou deste post? Veja atualizações gratuitas.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

TAMBÉM NO BRASIL POST:

9 dicas para controlar a ansiedade