OPINIÃO
26/02/2014 11:29 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:12 -02

Você está trabalhando no emprego certo? Descubra!

Durante oito anos da minha carreira, eu trabalhei em mais de dez empresas ou agências voltadas para produtos - e eu também trabalhei para dezenas de clientes como freelancer. Alguns desses trabalhos foram terríveis, outros foram regulares, mas quase nenhum deles me fez feliz. Até agora.

Alguns dos meus amigos me pedem conselhos sobre como achar emprego. Todas as vezes eu sinto-me extremamente lisonjeada pela confiança que depositam em mim. Meus amigos podem ter diferentes objetivos, expectativas e experiências, mas todos merecem uma coisa - uma chance de ter um emprego de qualidade.

Porém, isso pode ser difícil de encontrar atualmente - nesses dias de trabalho excessivo, de corrida atrás de dinheiro e da falta de respeito por si mesmo e por outros. As empresas crescem rápido demais, equipes perdem intimidade e não conseguem finalizar projetos, objetivos mudam.

Durante oito anos da minha carreira, eu trabalhei em mais de dez empresas ou agências voltadas para produtos - e eu também trabalhei para dezenas de clientes como freelancer. Alguns desses trabalhos foram terríveis, outros foram regulares, mas quase nenhum deles me fez feliz. Até agora.

Não estou fazendo propaganda da melhor empresa do mundo (apesar de trabalhar com uma equipe incrível). Minha esperança é que isso o faça pensar antes de aceitar um novo emprego ou largar o atual. Ou talvez isso o ajude a pensar sobre como você pode ajudar melhor a empresa em que trabalha no momento.

Se você me perguntasse o que procuro em um possível empregador, equipe ou cliente, eu recomendaria que você trabalhe em um lugar onde...

O seu trabalho é valorizado...

...de maneira honesta e pública (seja internamente ou na internet para o mundo inteiro ver). Se você estiver fazendo um trabalho medíocre ou ruim, isso ficará evidente. Nesses casos - você receberá ajuda.

O seu local de trabalho é um lugar seguro

Quando surge algum conflito ou houver alguma situação constrangedora ou clara violação de espaço pessoal ou do código de conduta da equipe, todos sentem-se à vontade para expressar suas preocupações. Ações são executadas. As pessoas que criam um ambiente inseguro são responsáveis pelas suas ações, independente do cargo que ocupam.

Não esperam que você saiba tudo

Citando o site Basecamp:

Não estamos procurando por alguém que já é um especialista em tudo que fazem. Estamos procurando alguém incrível que demonstra o interesse, motivação e desejo de continuar a aprender coisas novas e melhorar continuamente.

O seu tempo é valorizado

Não há nenhuma expectativa de que você comprometa a sua saúde mental e física para encher os bolsos de outra pessoa. O excesso de trabalho é considerado um mau exemplo e horas extras só são aceitas se forem voluntárias e são recompensadas de forma apropriada.

A sua saúde é essencial

Se precisar tirar uma folga - vá em frente.

O seu salário é igual

O seu salário deve ser baseado no mercado, independente de você trabalhar remotamente ou no local. Você não recebe menos devido à sua nacionalidade, à sua localização geográfica, etnia ou gênero.

Você não é um troféu

O seu chefe não é o seu dono - você foi contratado pelo seu conhecimento e não para ser um troféu exibido em uma prateleira que o seu chefe pode se gabar de ter comprado. Você não serve para tornar seu chefe mais popular em eventos ou mesmo ser o garoto(a) propaganda da empresa.

Você faz diferença

Você é desafiado e motivado a fazer diferença, seja pequena ou grande, na vida de seus colegas, clientes ou compradores do produto.

Definir essas expectativas é essencial para cuidar do seu bem-estar mental, da sua autoestima e criar um ambiente de trabalho produtivo e feliz. Ao fazer isso você também estará estimulando aqueles que falham em melhorar a inclusão e igualdade a tomarem passos na direção certa.

O mais importante é lembrar que se você não fizer, ninguém mais fará por você. Respeite a si mesmo e espere que outros lhe respeitem.

Boa sorte.