OPINIÃO
24/12/2014 11:23 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:36 -02

Cinco presentes para se dar neste fim de ano

Não estou falando de presentes que custam dinheiro ou são luxuosos, como um dia em um spa, uma noite elegante na cidade ou férias exóticas --embora essas coisas possam ser exatamente do que você precisa agora. Mas estes são alguns "luxos" para a alma - atividades que a ajudarão a encontrar significado nestes dias sagrados.

Image Source via Getty Images

Dezembro chegou novamente e mais uma vez estamos atarefadas, preparando-nos para os rituais e as festas que virão conforme o ano termina. É o momento perfeito para parar um pouco e realmente pensar no significado de nossas comemorações, para que você não acabe gastando uma fortuna em tempo e dinheiro sem nada de verdade para mostrar quando tudo terminar.

Este é o ano em que você deveria se dedicar a ficar no momento presente o máximo possível, por mais louca e confusa que seja sua agenda. Se você correr todos os dias desta época, completando inconscientemente os itens na sua lista de afazeres, poderá ficar exausta, desanimada e ressentida, e perder totalmente as alegrias deste momento especial.

A solução é dar a si mesma alguns presentes especiais neste ano. Não estou falando de presentes que custam dinheiro ou são luxuosos, como um dia em um spa, uma noite elegante na cidade ou férias exóticas -- embora essas coisas possam ser exatamente do que você precisa agora. Mas estes são alguns "luxos" para a alma -- atividades que a ajudarão a encontrar significado nestes dias sagrados:

1. O presente da solidão

Por mais ocupada que você esteja, tire algum tempo para ficar totalmente sozinha durante uma parte do dia ou da noite. Tente encontrar um lugar para ir onde você não esteja rodeada de outras pessoas, e desligue seu telefone ou deixe-o em algum lugar distante por pelo menos uma hora. Eu moro nas montanhas, e é fácil para mim caminhar pela neve em uma trilha perto de casa e passar um dia inteiro sozinha. Mas se você vive em uma cidade, pode ser criativa: encontre um parque onde você possa se sentar em um local meio afastado, visite uma parte pouco usada da biblioteca de sua cidade ou encontre um momento para ficar sozinha em casa, sem internet, televisão ou rádio para distraí-la.

A ideia é ficar totalmente só com seus pensamentos durante uma hora. Nesse tempo, respire profundamente, pense nos feriados que se aproximam, lembre-se de bons momentos do passado e contemple o que é mais importante para você nessa temporada. Pense em pelo menos uma coisa que você aprecia nas festas e planeje como pode enfatizar essa atividade ou sentimento em sua vida neste ano.

2. O presente da espontaneidade

Fique atenta para oportunidades de fazer algo especial que não esteja na sua lista de afazeres: passear pela vizinhança para ver a iluminação festiva, parar para escutar coros de Natal na esquina, admirar as vitrines especiais no centro, fazer um anjo ou uma mulher de neve se você morar em um lugar frio.

3. O presente da sabedoria

Passe algum tempo lendo um dos grandes textos de sabedoria que temos à nossa disposição: a Bíblia, o Bhagavad Gita, a Cabala, o I Ching, o Evangelho de Tomás, o Tao te Ching, a poesia de Rumi ou inúmeras outras fontes. Mergulhe na bela linguagem e nos sentimentos profundos desses textos antigos. Como escreveu Rumi, "Deixe-se ser levada silenciosamente pela atração mais forte daquilo que você realmente ama".

4. O presente da fome

Isto pode não parecer um presente, mas eu recomendo: apenas uma vez durante esses feriados santos, pule uma refeição. Nesta temporada de assados, banquetes, festas e excessos frequentes, é uma experiência interessante ficar sem comer uma parte do dia. Quando você sentir fome por algumas horas, realmente vai apreciar a comida abundante que a rodeia e lembrar-se daqueles que não são tão felizes nesta época ou em qualquer outra do ano. Você poderia até querer doar o dinheiro que economizar com essa refeição para um "sopão" local ou uma instituição de caridade.

5. O presente das estrelas

Embora seja difícil para algumas, dependendo de onde você mora, eu recomendo ir numa noite a um lugar onde você possa olhar para o céu e ver as estrelas. Deite-se por algum tempo e aprecie a imensidão do universo, lembrando-se de como realmente somos pequenos aqui em nosso lindo planeta. Toda a correria, as compras, os presentes, a comida e a diversão que enchem sua agenda não são tão importantes quando você considera a extensão da criação. Mas o amor que você sente e compartilha com os outros supera tudo, é o que realmente importa durante essa temporada de Natal.

E, finalmente, não importa qual dos presentes acima você escolha para dar a si mesma este ano, sugiro que passe algum tempo escrevendo sobre essa experiência em seu diário. Lembre-se de expressar sua gratidão todos os dias por essa vida incrível e todas as bênçãos que foram despejadas sobre você durante estes feriados e durante o ano todo. Que você tenha um dezembro memorável enquanto chega ao fim do ano e compartilha seus presentes com o mundo!

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.

Para saber mais rápido ainda, clique aqui.