OPINIÃO
23/09/2014 15:06 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Marina, um voto de protesto a favor

tvbrasil/Flickr
Entrevista com os canditatos à presidência nas eleições de 2010. Programa exibido dia 23/07/2010. Foto: Carlos Goldgrub <a href="http://www.tvbrasil.org.br/3a1/" rel="nofollow">www.tvbrasil.org.br/3a1/</a>

Fui o "chato" que ficava acompanhando a Marina durante os dez meses antes da eleição presidencial de 2010 para ajudá-la a interagir com a sociedade pelo Twitter e por seu blog.

O meu voto nela é um protesto que não é contra, mas a favor do que o PT representou no passado recente: um defensor da política feita com ética.

Parece clichê dizer que a "Marina é ética", mas foi com ela que eu percebi o sentido prático dessa palavra. Ética no sentido de fazer o que é certo, mesmo que seja desvantajoso para si.

Marina não aceita usar emocionalismo barato nem expor a vida pessoal das pessoas próximas a ela para chamar atenção. E digo isso para registrar que ela é assim no cotidiano.

Marina é também muito mais divertida do que aparenta nas situações públicas. Isso não é exatamente um motivo para você votar nela, mas pode ser também, porque ter senso de humor e saber brincar são qualidades humanas.

Não vou falar muito sobre sua defesa do desenvolvimento sustentável porque é assunto conhecido. Isso se resume a: em vez de cortar floresta para construir prédios, estudá-la para desenvolver medicamentos.

Eu voto Marina por que ela não faz campanha a partir da desqualificação dos outros candidatos e partidos. As conquistas sociais do Lula dependeram da estabilização da moeda do FHC. Burrice é achar que o seu é sempre certo e o do outro, só está errado.

Voto Marina pela perspectiva de ter uma gestão norteada por valores mais do que por acordos de conveniência. Defendo um governo mais profissionalizado portanto menos aparelhado. Esse foi o modo como ela geriu o Ministério do Meio Ambiente durante seis anos e saiu por escolher continuar seguindo essa cartilha.

Finalmente eu voto Marina contra a promoção de boatos que servem para desinformar e meter medo nas pessoas. Quem faz isso no mínimo não tem nada melhor para dizer.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.


VEJA TAMBÉM NO BRASIL POST:

Quem são os candidatos à Presidência